Explorando o Ensino de Geometria Diferencial: Uma Análise do Livro de Keti Tenenblat

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v3.e2024033

Palavras-chave:

Ensino, Geometria Diferencial, Análise de livro

Resumo

Esse estudo consiste em uma parte de uma pesquisa de mestrado, em que foi realizada a análise de um dos principais livro-texto empregues na disciplina Geometria Diferencial, o livro analisado é intitulado “Introdução à Geometria Diferencial" de Keti Tenenblat. O objetivo da análise trata-se de investigar as abordagens pedagógicas aplicadas ao ensino dessa disciplina, utilizando a metodologia da Engenharia Didática. Investigamos a apresentação teórica dos conceitos, a estrutura dos capítulos, a utilização de exemplos práticos e exercícios, além da interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento. A análise buscou destacar como o livro atua na compreensão dos alunos sobre tópicos complexos, e se promove o desenvolvimento de habilidades analíticas e fomenta a aplicação do conhecimento em problemas reais. Após análises e discussões acerca da abordagem do livro constatou-se que a natureza de transmissão dos conceitos prioriza uma abordagem algébrica e sem empregar a visualização dos conceitos geométricos. Ademais este estudo busca contribuir para a discussão sobre as melhores práticas no ensino de Geometria Diferencial, oferecendo insights valiosos para educadores e estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carla Pimentel Paiva, Instituto Federal do Ceará

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação do Ensino de Ciências e Matemática – PGECM do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza-Brasil. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Ensino - RENOEM, Fortaleza, CE, Brasil. Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE, 60040-531. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5801-9562 . Lattes: http://lattes.cnpq.br/8323398930648602.

E-mail:carlapimentel00@gmail.com

Francisco Régis Vieira Alves , IFCE - campus fortaleza

Doutor com ênfase em Ensino de Matemática (UFC - 2011). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza-Brasil. Fortaleza, CE, Brasil. Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE, 60040-531. ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-3710-1561. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8323398930648602.

E-mail:fregis@ifce.edu.br

Helena Maria de Barros Campos, Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro Departamento de Matematica. – UTAD

Doutora em Matemática em 2008 pelo(a) Universidad de Educación a Distancia. Professor Auxiliar no(a) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro Departamento de Matematica. – UTAD, Quinta de Prados, Vila Real, Portugal. Endereço para correspondência: Quinta de Prados, Vila Real, Portugal, CEP: 5000-801. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2767-0998.

E-mail: hcampos@utad.pt

Georgyana Gomes Cidrão , IFCE- campus Fortaleza

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação do Ensino de Ciências e Matemática – PGECM do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza-Brasil. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Ensino - RENOEM, Fortaleza, CE, Brasil. Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE, 60040-531. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4401-5904. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4542907481251503.

E-mail:georgyanacidrao28@gmail.com

Referências

ALBUQUERQUE, R. (2004). Introdução à Geometria Diferencial. Departamento de Matemática. Universidade de Évora, Portugal.

ALMOULOUD, Ag Saddo. Fundamentos da Didática da Matemática. São Paulo: Editora UFPR. 2007.

ALVES, F. R. Aplicações da sequência Fedathi na promoção do raciocínio intuitivo no Cálculo a Várias Variáveis. 2011. Tese de Doutorado. Tese doutoral em educação matemática). Universidade Federal do Ceará–UFC.

ALVES, Francisco Regis Vieira. Engenharia Didática para a construção de gráficos no Cálculo: experiência num curso de Licenciatura em Matemática. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, p. 1-21, 2012.

ALVES, Francisco. R. V. (2013a) Exploring L´Hospital Rule with the Geogebra. GGIJRO - Geogebra International Journal of Romania, p. 15-20. Disponível em: http://ggijro.wordpress.com/issues/vol-3-no-1/. Acesso em : 03 de Agosto de 2019.

ALVES, Francisco. R. V. (2013b) Visualizing in Polar Coordinates with Geogebra. GGIJRO - Geogebra International Journal of Romania. 2013b, p. 21-30. Disponível em: http://ggijro.wordpress.com/issues/vol-3-no-1/. Acesso em : 03 de Agosto de 2019.

ALVES, Francisco Regis Vieira. Construção de curvas parametrizadas: uma discussão sobre o uso dos softwares Geogebra e CAS Maple. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 3, n. 1, p. 22, 2014.

ALVES, Francisco Regis Vieira. Didática de Matemática: seus pressupostos de ordem epistemológica, metodológica e cognitiva. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.7, n. 21, p.131-150, 2016.

ALVES, Francisco Regis Vieira. Sobre a evolução matemática, histórico-epistemológica do modelo de Fibonacci: sobre a abordagem matricial. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 91 – 111, 2017.

ALVES, Francisco Regis Vieira. Engenharia Didática de Formação (EDF): sobre o ensino dos Números (Generalizados) de Catalan (NGC) Didactical Engineering: about the teaching of generalized Catalan numbers. Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.l.], v. 20, n. 2, out. 2018. ISSN 1983-3156. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/36808>. Acesso em: 05 jan. 2019. doi:https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p47-83.

ARAÚJO, Cláudio Lourenço et al. Geogebra como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem de curvas planas. Dissertação mestrado, Universidade Federal de Goiás - UFG, 2018.

ARTIGUE, Michéle et al. Ingeniería didáctica en educación matemática. 1995.Disponível em : http://funes.uniandes.edu.co/676/1/Artigueetal195.pdf . Acesso em 30 de Maio de 2024.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. São Paulo: Contra-Ponto, 1995.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais .Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

DO CARMO, Manfredo P. Geometria Diferencial de Curvas e Superfícies.2ªed. Rio de Janeiro: Editora SBM; 2016

DOS SANTOS, Arlem Atanazio.(2017). Engenharia Didática sobre o estudo e ensino da fórmula de Binet como modelo de generalização e extensão da Sequência de Fibonacci. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática),Fortaleza.

GRANDE, A.L. NUNES, L.D.O. SILVA, M.P.D .O estudo do Teorema Fundamental das Curvas Planas utilizando o Geogebra. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática. Tuxtla- Chiapas - México. 2015.

PAIVA, Ana Carla Pimentel; ALVES, Francisco Regis Vieira. Utilização do Geogebra como auxílio no ensino de curvatura de curvas planas e espaciais. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 7, n. 2, p. 65-79, 2018.

PAIVA, Ana Carla Pimentel. Engenharia didática sobre o estudo e ensino de conceitos de geometria diferencial [conteúdo digital] : descrição de situações didáticas com a utilização do software Geogebra.Dissertação em Ensino de Matemática- Programa em Ensino de Ciências e Matemática -PGECM- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza. 173f. 2019

PALMAS , Óscar A . V.; VICTORIA, Reyes; GUADALUPE, J. Curso de geometría diferencial. Parte 1. Curvas y superficies. Editora: Editorial: Universidad Nacional Autónoma de México- UNAM. 2005.

PIRES, Antônio S. T. Geometria Diferencial para físicos .1ª ed. São Paulo : Livraria da Física; 2015.

POMMER, Wagner Marcelo. Brousseau e a idéia de Situação Didática. SEMA–Seminários de Ensino de Matemática. São Paulo, FEUSP, 2008.

MONTIEL, Sebastián; ROS, Antonio. Curves and surfaces. Editora: American Mathematical Soc., 2009.

NETO, Antonio Caminha Muniz.Tópicos de geometria diferencial. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora SBM;2014.

ROSA, C. P., RIBAS, L., & BARAZZUTTI, M. (2012). ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. In: III Escola de Inverno de Educação Matemática 1o Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA,01 a 03 de agosto de 2012, Santa Maria: Rio Grande do Sul. Anais: 1º Encontro Nacional do Pibid-Matemática, Universidade Federal de Santa Maria — UFSM, Santa Maria. Disponível em : http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/RE/RE_2_Rosa_Carine_Pedroso.pdf . Acesso em 6 de março de 2024.

STRUIK, Dirk J. Lectures on classical differential geometry. Editora: Courier Corporation, 2012.

TENEBLAT, Keti. 2008. Introdução à Geometria Diferencial.ed. 2ª. Editora Blucher. São Paulo.

WILLMORE, Thomas James. An introduction to differential geometry. Editora: Courier Corporation, 2013.

Downloads

Publicado

2024-09-05

Métricas


Visualizações do artigo: 68     PDF downloads: 61

Como Citar

PAIVA, Ana Carla Pimentel; ALVES , Francisco Régis Vieira; CAMPOS, Helena Maria de Barros; CIDRÃO , Georgyana Gomes. Explorando o Ensino de Geometria Diferencial: Uma Análise do Livro de Keti Tenenblat . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024033, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024033. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/70. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.