Lendas no ensino de Matemática: uma abordagem a partir da História da Matemática

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025002

Palavras-chave:

Lendas, História da Matemática, Dialogicidade, Atitude Responsiva

Resumo

Este trabalho, enquanto recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, trata da utilização da História da Matemática como ponto de partida para proposição de atividades pedagógicas envolvendo lendas de cunho matemático.  Assim, nosso objetivo principal é discutir como essas lendas podem contribuir para a promoção da dialogicidade em aulas de Matemática e a possibilidade de um maior envolvimento dos alunos com a ativação do seu repertório de leitura e uma atitude responsiva na perspectiva de Bakhtin (2003).  Propomos um aprofundamento na discussão do uso de lendas e narrativas, tendo como referenciais autores das áreas da Educação Matemática, especialmente da História da Matemática. Procuramos dialogar também com autores de Leitura e Escrita em Educação Matemática como Almeida (2016) e Machado (2011). A nossa pesquisa é de cunho qualitativo na qual a aplicação de um processo educacional em forma de minicurso ainda está ocorrendo, logo os resultados empíricos ainda estão sendo analisados. Portanto faremos um ensaio sobre nossa ideias e revisão bibliográfica.   Como resultados esperamos que a metodologia aplicada possa promover a atitude responsiva do aluno e a dialogicidade em sala de aula com consequente melhoria da aprendizagem matemática.

Palavras-chave: Lendas; História da Matemática; Dialogicidade; Atitude Responsiva.

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Biografia do Autor

Denise Aparecida Eneas Ribeiro, Renoem-UEPB

Mestre em Educação Matemática pelo PPGCEM -Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPB. Possui graduação pela Faculdade de Filosofia de Sorocaba e Pedagogia pela UNIGRAN. Especialização em Docência do Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática e Interdisciplinaridade, Leitura e Escrita em Educação Matemática, Lúdico, Matemática e Formação de Professores de Matemática. Atuou profissionalmente como professora temporária na URCA-Campos Sales. Doutoranda no Doutorado Acadêmico RENOEM-Polo do PPGCEM-UEPB. Bolsista da FAPESQ e participante do grupo de estudos LEEMAT- Leitura e Escrita em Educação Matemática.

José Joelson Pimentel de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, linha de pesquisa Educação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Educação, área de concentração Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade de São Paulo (USP); Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência no Ensino Superior, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Professor do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB). Coordenador do PPGECEM-UEPB no período 2016-2021. Diretor do CCHE-UEPB no período 2010-2014. Membro dos Conselhos Superiores da UEPB (Consepe, 2021-atual; Consuni, 2010-2014). Editor da Coleção Caroá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores que ensinam matemática, em especial com temáticas que incluem leitura e escrita em Educação Matemática.

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Publicado

2025-01-08

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Como Citar

RIBEIRO, Denise Aparecida Eneas; ALMEIDA, José Joelson Pimentel de. Lendas no ensino de Matemática: uma abordagem a partir da História da Matemática. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025002, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025002. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/79. Acesso em: 22 jan. 2025.

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Ensaios

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