Lendas no ensino de Matemática: uma abordagem a partir da História da Matemática
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025002Palavras-chave:
Lendas, História da Matemática, Dialogicidade, Atitude ResponsivaResumo
Este trabalho, enquanto recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, trata da utilização da História da Matemática como ponto de partida para proposição de atividades pedagógicas envolvendo lendas de cunho matemático. Assim, nosso objetivo principal é discutir como essas lendas podem contribuir para a promoção da dialogicidade em aulas de Matemática e a possibilidade de um maior envolvimento dos alunos com a ativação do seu repertório de leitura e uma atitude responsiva na perspectiva de Bakhtin (2003). Propomos um aprofundamento na discussão do uso de lendas e narrativas, tendo como referenciais autores das áreas da Educação Matemática, especialmente da História da Matemática. Procuramos dialogar também com autores de Leitura e Escrita em Educação Matemática como Almeida (2016) e Machado (2011). A nossa pesquisa é de cunho qualitativo na qual a aplicação de um processo educacional em forma de minicurso ainda está ocorrendo, logo os resultados empíricos ainda estão sendo analisados. Portanto faremos um ensaio sobre nossa ideias e revisão bibliográfica. Como resultados esperamos que a metodologia aplicada possa promover a atitude responsiva do aluno e a dialogicidade em sala de aula com consequente melhoria da aprendizagem matemática.
Palavras-chave: Lendas; História da Matemática; Dialogicidade; Atitude Responsiva.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, J. J. P. Gêneros do Discurso como forma de produção de significados em aulas de matemática. São Paulo/Campina Grande, PB: Livraria da Física/UEPB, 2016.
ALRO, H. SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte. Autêntica, 2006.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRAGA, A. P. F.; SILVA, I. P. MEDEIROS NETO, R. A. Literatura Negra na Escola: possibilidades para pensar gênero, raça e classe no ensino de ciências. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, 2024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/16. Acesso em: 23 dez. 2024.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática, da Teoria à Prática. 23. Campinas, São Paulo. Ed.
Papirus, 2012.
D’AMBRÓSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TgJbqssD83ytTNyxnPGBTcw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2024.
ELIADE, M. Mito e Realidade. Trad. Pola Civelli. 6ª Ed. de 2000. Ed. São Paulo. Perspectiva, 2000.
ERNEST, P. The Philosophy of Mathematics Education. London: Falmer, 1991.
FOSSA, J. A. História da Matemática como uma Tendência em Educação Matemática (livro eletrônico). 1ª ed. Natal, RN. Editora do Autor, 2022.
FOSSA, J. A. A. Matemática, História e Compreensão. Revista cocar (UEPA), v. 2, p. 7-15, 2008.
FREIRE. P. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo, Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido. 27ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
JESUS. W. P. de. Educação Matemática e Filosofias sociais da Matemática: um exame das perspectivas de Ludwig Wittgenstein, Imre Lakatos e Paul Ernest. 171f. Tese (doutorado) – UNICAMP. Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2002.
LACERDA, N. A. O gênero textual Lenda: fantasiando a imaginação de alunos em processo de alfabetização e letramento. Anais do IV COGITE – Colóquio sobre Gêneros & Textos-ISBN 978-85-7463-830-0, 2014.
MACHADO, I. Literatura e redação. São Paulo: Scipione, 1994.
MACHADO, N. J. Matemática e Língua Materna, análise de uma impregnação mútua. 6ª ed. São Paulo, Cortez, 2011.
MENDES, I. A. História da matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2015.
MENDES, I. A.; CHAQUIAM. M.. História nas Aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMAT, 2016.
MENEZES, L. Matemática, Literatura e Aulas. Educação Matemática. Viseu: ESA Viseu. Novembro/Dezembro, 2011.
PORTELA, R. F. PORTELA, C. A. Filosofia da Matemática: sua relevância no contexto da Educação Matemática e aspectos históricos - Raimundo Portela. Cad. Pesq. São Luís. v.. f 4. n. 1. p. 46-68. Jan/jun. 2003.
RADFORD, L. On Psychology, Historical Epistemology, and the Teaching of Mathematics: towards a Sócio-Cultural History of Mathematics. For the Learning of Mathematics 17, 1, p.26-33, february, 1997.
RIBEIRO. D. A. E. História da Matemática: a interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em matemática. 2019. 104-f. dissertação de Mestrado. Universidade Estadual da Paraíba- Campina Grande, 2019.
RIBEIRO, P. S. Lendas e mitos. Disponível em: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/lendas_e_mitos.html. Acesso em: 10 Jul. 2023.
SKOVSMOSE. O. Cenários para Investigação. Seção Artigos Convidados. Boletim de educação matemática - Bolema, Rio Claro – SP, v. 13, n. 14, p. 66-91, jan-abr. 2000.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 99 PDF downloads: 34