Escrita reflexiva na formação de docentes de matemática: implicações e desafios no processo de formação inicial e continuada no PRP

implications and challenges experienced in the PRP

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025021

Palavras-chave:

Escrita Reflexiva, Formação Docente em Matemática, Programa de Residência Pedagógica

Resumo

A profundidade da formação de professores justifica-se pela existência de aspectos multifacetados que dizem respeito à prática docente e às suas demandas político-sociais em face da hodierna organização social. Nesse sentido, ao compreendermos que existem pormenores que evidenciam especificidades teórico-práticas na formação docente em Matemática, faz-se imperativo discutir os processos formativos vivenciados por professores desse campo e os espaços em que ocorrem às vistas de uma formação mais dinâmica e reflexiva. Por isso, tomamos como objetivo geral desta pesquisa investigar as implicações da escrita reflexiva no processo de formação (inicial ou continuada) de residentes/preceptores do núcleo matemática do PRP do IFCE campus Fortaleza, destacando a escrita como prática formativa, bem como o PRP como espaço-tempo que promove a articulação entre IES e escolas da educação básica como propulsor da formação de (futuros) professores. Assim, realizamos uma pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturados para residentes e preceptores do núcleo apresentarem suas percepções acerca das influências e dos desafios da escrita nessa ótica reflexiva em sua formação. Como resultados, obtivemos relatos sobre percepções acerca do distanciamento entre a formação em matemática e a escrita reflexiva e os impactos da escrita reflexiva no papel de formação do professor de matemática.

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Biografia do Autor

Gustavo Brito da Silva, Instituto Federal de Educação

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Estudante da Licenciatura em Matemática do IFCE, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Paulo Jose Oliveira Maia, Instituto Federal de Educação

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará. Professor de Matemática da Educação Básica

Vivian Maria Mendonça Costa, Instituto Federal de Educação

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Estudante da Licenciatura em Matemática do IFCE, Fortaleza, Ceará, Brasil.  Bolsista do PIBID

Simone Cesar da Silva, Instituto Federal de Educação

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lotada no Campus Fortaleza. Professora permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PPGEF UNILAB-IFCE). Coordenadora de Área do PIBID Matemática IFCE campus Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Formadores, atuando principalmente nos seguintes temas: precarização do trabalho, formação de professores, didática, pesquisa educacional e estágio supervisionado.

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Publicado

2025-05-06

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Como Citar

DA SILVA, Gustavo Brito; OLIVEIRA MAIA, Paulo Jose; COSTA, Vivian Maria Mendonça; CESAR DA SILVA, Simone. Escrita reflexiva na formação de docentes de matemática: implicações e desafios no processo de formação inicial e continuada no PRP: implications and challenges experienced in the PRP. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025021, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025021. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/127. Acesso em: 13 maio. 2025.

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