Escrita reflexiva na formação de docentes de matemática: implicações e desafios no processo de formação inicial e continuada no PRP
implications and challenges experienced in the PRP
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025021Palavras-chave:
Escrita Reflexiva, Formação Docente em Matemática, Programa de Residência PedagógicaResumo
A profundidade da formação de professores justifica-se pela existência de aspectos multifacetados que dizem respeito à prática docente e às suas demandas político-sociais em face da hodierna organização social. Nesse sentido, ao compreendermos que existem pormenores que evidenciam especificidades teórico-práticas na formação docente em Matemática, faz-se imperativo discutir os processos formativos vivenciados por professores desse campo e os espaços em que ocorrem às vistas de uma formação mais dinâmica e reflexiva. Por isso, tomamos como objetivo geral desta pesquisa investigar as implicações da escrita reflexiva no processo de formação (inicial ou continuada) de residentes/preceptores do núcleo matemática do PRP do IFCE campus Fortaleza, destacando a escrita como prática formativa, bem como o PRP como espaço-tempo que promove a articulação entre IES e escolas da educação básica como propulsor da formação de (futuros) professores. Assim, realizamos uma pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturados para residentes e preceptores do núcleo apresentarem suas percepções acerca das influências e dos desafios da escrita nessa ótica reflexiva em sua formação. Como resultados, obtivemos relatos sobre percepções acerca do distanciamento entre a formação em matemática e a escrita reflexiva e os impactos da escrita reflexiva no papel de formação do professor de matemática.
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