O MATERIAL DOURADO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO- MATEMÁTICO

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025038

Palavras-chave:

multibase, recursos didáticos, Piaget, Ensino da Matemática

Resumo

O presente artigo discute o desenvolvimento do Pensamento Lógico-Matemático (PLM), tendo como objeto de estudo o uso do material dourado. O estudo tem como problema a seguinte questão: como ocorre a construção do PLM com auxílio do material dourado? Temos como objetivo geral: analisar as produções que abordam a construção do pensamento lógico matemático com uso do material dourado. Como objetivos específicos: compreender os estágios do desenvolvimento infantil defendido por Piaget; discutir as possibilidades de uso do material dourado no ensino da Matemática nos estudos selecionados. A metodologia é uma abordagem qualitativa na modalidade de pesquisa bibliográfica, com estudos dos últimos 10 anos. As bases de dados utilizadas foram o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram utilizados como descritores os termos “material dourado” e “PLM”, sendo encontrados 16 estudos. Os resultados revelam que o uso de recursos didáticos, aliado a um planejamento pedagógico eficaz, contribui para a construção do PLM, destacando a importância do material dourado como ferramenta de apoio no Ensino de Matemática, especialmente na fase operátória concreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Geovanio da Silva Santana, Secretaria Municipal de Roteiro/Alagoas.

Pedagogo, graduado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL 2016), Psicopedagogo Institucional pela Faculdade de Educação da Lapa-PR (FAEL, 2017), Pós- Graduado em Autismo: A prática do ensino estruturado aplicada à educação de pessoas com TEA (FAEL,2019), Pós-graduado em Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI, 2021). Mestre em Educação, formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2020) na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática do grupo Formação de Professores e Ensino de Ciências. Doutorando em Ensino, Rede Nordeste de Ensino, (UFAL, 2024) na linha Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática. Experiência como tutor online no curso de Especialização na Docência na Educação Profissional pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL, 2021). Atualmente docente na Educação Básica no Município de Roteiro/ AL.

Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de ensino – RENOEN, Polo Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestra em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina - FAMED, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Maurício de Nassau. Especialização em Docência Superior, Especialização em Ensino Profissional e Tecnológico. Área de estudo Ensino de Ciências por investigação. Linhas de Pesquisa: Práticas pedagógicas no ensino de Ciências e Matemática. Integrante do Projeto de Pesquisa Iniciação a Ciências para crianças pequenas. Integrante do Projeto de Pesquisa Análise de Livros Didáticos e o Processo de Escolhas no contexto do PNLD (NEES). Professora do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

Cristiana Carina de Barros Lima Dantas Bittencourt , Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (2008), especialização em Programa de saúde da Família pela Facisa, especialização em Periodontia pela ABO-AL (2011) e mestrado em Saúde Coletiva pela São Leopoldo Mandic (2014). Atualmente atua como professora de Saúde Coletiva no curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e discente no doutorado da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN).

Jaqueline Santos Vargas Plaça, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Doutora em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GINPEC) e da Rede Internacional de Colaboração Acadêmica em Teoria da Objetivação (RICTO). Atua na área de Ensino de Física e Educação Especial, com trabalhos voltados para a aprendizagem de alunos surdos, baixa visão e cegos. Tem se dedicado atualmente em pesquisas utilizando a Teoria da Objetivação para o Ensino de Ciências. Atuou como assessora escolar na Coordenadoria Regional de Educação CGR Metropolitana da Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul. Foi professora visitante na Universidade Federal de Alagoas no Curso de Doutorado em Ensino RENOEN. Atualmente está como professora visitante na Universidade Federal da Grande Dourados no Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). 

Referências

CARVALHO, R. L.; SOUSA, E. P.; SILVA, D. B. T.; CALIXTA, I. N. Concepções e criação de um Laboratório de Ensino de Matemática. Revista Ensino em Debate, v. 4, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/62. Acesso em: 09 de out. 2025.

D’ AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

FARIAS, M.; CÂNDIDO, L. Uso de materiais didático-pedagógicos lúdicos por egressos do PROFMAT e sua influência no aprendizado em Matemática em Alagoas. Revista de ensino de ciências e matemática, v. 10, n. 6, p. 340-359, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2066. Aceso em: 01 de nov. 2024.

FERRUGINE, S. S.; Evangelista, D. H. R.; Evangelista, C. J. Contribuições do Material Dourado para o ensino de números decimais numa turma do 6º ano do Ensino Fundamental II. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 7, n. 1, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12155-01-10e. Acesso em: 10 de dez. 2024.

FRANCISCO, G.; Né, A. L. S.; COMIOTTO, T. Material Dourado e equações do segundo grau: do algébrico ao geométrico, do mecânico ao significativo. Em teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 10, n. 3, p. 1-24, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.242482. Acesso em: 08 de nov. 2024.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIMA, R. N. Dispositivos Móveis Em Sala De Aula: Uma Jornada Por Três Mundos Da Matemática.REVEMAT, Florianópolis (SC), v.14, n.1, p.1-21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e59790. Acesso em: 22 de out. 2024.

MAIA, D.; SOARES, R.; LOURENÇO, R.; MOURA, L. A abordagem STEAM como proposta pedagógica interdisciplinar para aprendizagem matemática. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. 1-23, 2024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/48. Acesso em: 09 de out. 2025.

MELO, W. J. A; TELES, R. A. M. Conversões entre representações dos Números Racionais: análise de aspectos matemáticos e cognitivos com uso de Material Manipulável. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. 1 -23, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id328. Acesso em: 02 de dez. 2024.

MIOLA, A. F. S; AFONSO, D. J.; BRANDÃO, N. I. S. Contribuições do Material Dourado para o ensino de adição e subtração de números naturais. Com a palavra o professor, v. 5, n. 11, p. 29-40, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.266. Acesso em: 10 de out. 2024.

MORAES, A. P., et al. Inclusão na educação matemática: promovendo a compreensão do sistema de numeração decimal por meio do material dourado. Revista Observatório de la Economia Latinoamericana, v. 22, n. 4, p. 01-09, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.55905/oelv22n4-073. Acesso em: 21 de jan. 2025.

NASCIMENTO, J. I.; OLIVEIRA, R. A. A importãncia da utilização do material dourado na educação de jovens e adultos. Revista Cógnito, v. 1, n. 2, p. 16-21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2019.2. Acesso em: 25 de out. 2024.

OLIVEIRA, M. K., et al. Material Dourado como recurso pedagógico para o ensino das quatro operações matemáticas. Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 9, n. 2, p. 1-17, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.24979/14. Acesso em: 11 de out. 2024.

PAIS, L. C. Ensinar e aprender Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PIAGET, J. A psicologia da inteligência. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. ISBN 978-85-326-4680-4 – Edição Digital. Petropolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

PORTO, O. Psicopedagogia institucional: teoria, prática e assessoramento psicopedagógico. 3 ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.

PRATES, R. T. C., et al. Magmática: jogo digital educacional para o ensino do sistema de numeração decimal a alunos com deficiência intelectual (DI). Vidya, v. 43, n. 1, p. 163-182, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4404. Acesso em: 13 de nov. 2024.

REZENDE, A. M. S., BERTINE, L. F. Cartão verde para o Material Dourado. Zetetiké, v.29, pp.1-14, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8657032. Acesso em: 13 de nov. 2024.

SÁ, R. M. B.; ZAQUEU, L. da C. C. O ensino da matemática para estudantes com deficiência visual e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagem: um estudo de intervenção com o multiplano e o material dourado. Inter-Ação, v. 48, n. 1, p. 186-199, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ia.v47i3.73271. Acesso em: 02 de nov. 2024.

SANTOS, F. M.; OLIVEIRA, S. Um estudo da porcentagem com o uso do material dourado no ensino fundamental. Diversitas Journal, v. 5, n. 4, p. 3336-3351, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1515. Acesso em: 10 de jan. 2025.

SANTOS, J. S., et al. Uma proposta Pedagógica com material dourado para o ensino de divisão. Rev. Nova Paideia, v. 6 , n. 1, p. 194-206, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.36732/riep.v6i1.341. Acesso em: 21 de dez. 2024.

SELBACH, S. Matemática e didática. Petrópolis: Vozes, 2010.

SILVA, V. E. V. O Pensamento Lógico- Matemático, 30 anos após o debate entre Piaget e Chomsky. UNESA, 2005.

SOARES, T. S., et al. Resolução de equações do 2º grau com uso do material dourado. REAMEC, v. 10, n. 3, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14243. Acesso em: 19 de ago. 2024.

SOUZA, N.M.; WECHSLER, A.M. Reflexões sobre a teoria piagetiana: o estágio operatório concreto. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, v.1, n. 1, p. 134-150, 2014. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/cadernodeeducacao/?edicao=31. Acesso em: 3 de out. 2024.

SOUZA, S. L. F. D; SETTI, E. J. K.; TAMBARUSSI, C. M. Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 3, n. 1, p. 55-75, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/etr.v3n1.9862. Acesso em: 22 de jan. 2025.

VIEIRA, J. G. S. Metodologia de Pesquisa Científica na Prática. Curitiba: Editora FAEL, 2012.

Downloads

Publicado

2025-11-03

Métricas


Visualizações do artigo: 49     PDF downloads: 8

Como Citar

SANTANA, Geovanio da Silva; FLORÊNCIO, Patrícia Cavalcante de Sá; BITTENCOURT , Cristiana Carina de Barros Lima Dantas; PLAÇA, Jaqueline Santos Vargas. O MATERIAL DOURADO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO- MATEMÁTICO. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025038, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025038. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/143. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.