O MATERIAL DOURADO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO- MATEMÁTICO
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025038Palavras-chave:
multibase, recursos didáticos, Piaget, Ensino da MatemáticaResumo
O presente artigo discute o desenvolvimento do Pensamento Lógico-Matemático (PLM), tendo como objeto de estudo o uso do material dourado. O estudo tem como problema a seguinte questão: como ocorre a construção do PLM com auxílio do material dourado? Temos como objetivo geral: analisar as produções que abordam a construção do pensamento lógico matemático com uso do material dourado. Como objetivos específicos: compreender os estágios do desenvolvimento infantil defendido por Piaget; discutir as possibilidades de uso do material dourado no ensino da Matemática nos estudos selecionados. A metodologia é uma abordagem qualitativa na modalidade de pesquisa bibliográfica, com estudos dos últimos 10 anos. As bases de dados utilizadas foram o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram utilizados como descritores os termos “material dourado” e “PLM”, sendo encontrados 16 estudos. Os resultados revelam que o uso de recursos didáticos, aliado a um planejamento pedagógico eficaz, contribui para a construção do PLM, destacando a importância do material dourado como ferramenta de apoio no Ensino de Matemática, especialmente na fase operátória concreta.
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