Literatura Negra na Escola: possibilidades para pensar gênero, raça e classe no ensino de ciências

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024004

Palavras-chave:

Literatura, Ciências, Ensino

Resumo

O presente estudo problematiza questões sobre aproximações entre literatura negra e o ensino de Ciências. Discute-se dessa forma à luz da Lei 10639 / 03 perspectivas para que a escola possa trabalhar no currículo escolar questões étnico- raciais. A partir dessa discussão temos como objetivo refletir sobre possibilidades de ensino a partir da relação entre literatura negra e Ciências vislumbrando aproximações entre a linguagem literária e cientifica. Ressalta-se ainda que são abordadas questões que destacam o atravessamento dos marcadores de gênero, raça e classe nos campos da literatura e Ciências. A investigação tem caráter qualitativo e foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e analise de conteúdo de obras literárias escritas por intelectuais negras. Dessa forma, tomamos como ponto de partida reflexões a partir de obras de Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou. O estudo contribuir para a construção de reflexões à cerca da relevância de se trabalhar na escola estratégias que avancem no sentido de relacionar literatura e Ciências. Nesse sentido, foi possível constatar que essa relação pode favorece a construção de uma imagem positiva por parte dos estudantes negros, visto que, a partir de referencias negras os mesmos podem perceber-se como futuros intelectuais e cientistas; a mudança de paradigmas passa pela construção de práticas pedagógicas que favoreçam estratégias de relação entre literatura e Ciências e por fim, que é urgente a construção de uma educação antirracista construída sobre bases de ensino que tencionem práticas eurocêntricas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Fonseca Braga, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga, Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Ceará. Doutoranda em Ensino pela Universidade Federal de Alagoas, Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas. Endereço para correspondência: Rua Para, 752, Fortaleza-CE, Brasil, CEP: 60440-835. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-6211628X Lattes: http://lattes.cnpq.br/3152975435150435 E-mail: bragaanapaula7@gmail.com

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atua no Programa de Pós-graduação da Rede Nordeste em Ensino (RENOEN - Polo UFAL). Endereço para Correspondência: Rodovia AL-115, Bom Sucesso, Arapiraca-AL, CEP 57309-005. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9565-8785 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3106780553307514 E-mail: ivanderson.silva@arapiraca.ufal.br

Raimundo Alves Medeiros Neto, Instituto Federal de Educação

Pedagogo, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Professor EBTT de Educação Inclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá-IFAP. Endereço para Correspondência: Rodovia BR-210, Km 03, S/n - Brasil Novo, AP, 68909-398. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9268-4731 Lattes: http://lattes.cnpq.br/9496419097784575 E-mail raimundo.medeiros@ifap.edu.br  

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Publicado

2024-01-25

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Como Citar

BRAGA, Ana Paula Fonseca; SILVA, Ivanderson Pereira da; MEDEIROS NETO, Raimundo Alves. Literatura Negra na Escola: possibilidades para pensar gênero, raça e classe no ensino de ciências. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024004, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024004. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/16. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Artigos