Literatura Negra na Escola: possibilidades para pensar gênero, raça e classe no ensino de ciências
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024004Palavras-chave:
Literatura, Ciências, EnsinoResumo
O presente estudo problematiza questões sobre aproximações entre literatura negra e o ensino de Ciências. Discute-se dessa forma à luz da Lei 10639 / 03 perspectivas para que a escola possa trabalhar no currículo escolar questões étnico- raciais. A partir dessa discussão temos como objetivo refletir sobre possibilidades de ensino a partir da relação entre literatura negra e Ciências vislumbrando aproximações entre a linguagem literária e cientifica. Ressalta-se ainda que são abordadas questões que destacam o atravessamento dos marcadores de gênero, raça e classe nos campos da literatura e Ciências. A investigação tem caráter qualitativo e foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e analise de conteúdo de obras literárias escritas por intelectuais negras. Dessa forma, tomamos como ponto de partida reflexões a partir de obras de Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou. O estudo contribuir para a construção de reflexões à cerca da relevância de se trabalhar na escola estratégias que avancem no sentido de relacionar literatura e Ciências. Nesse sentido, foi possível constatar que essa relação pode favorece a construção de uma imagem positiva por parte dos estudantes negros, visto que, a partir de referencias negras os mesmos podem perceber-se como futuros intelectuais e cientistas; a mudança de paradigmas passa pela construção de práticas pedagógicas que favoreçam estratégias de relação entre literatura e Ciências e por fim, que é urgente a construção de uma educação antirracista construída sobre bases de ensino que tencionem práticas eurocêntricas.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
ALVARENGA, Glaziane Soares. SOUSA, Carlos Erick Brito. Articulações entre ensino de ciências e literatura: perspectivas à interdisciplinaridade e à formação leitora a partir da análise de gêneros textuais em livros juvenis. Revista da Faculdade de Educação, v. 38, n. 2 (Jul /dez) 2022.
ANGELOU, Maya. Eu sei por que o pássaro canta na gaiola. Tradução por Regiane Winarski. Bauru: Astral Cultura, 2018.
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BRASIL. Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, Estabelece a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Brasília: Diário Oficial da União, 2003.
CAETANO, Erica Antônia. Subjetivação e (re)construção de identidade da mulher afro-estadunidense em eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou: do silenciamento à “Escrevivência”. Revista de Literatura, História e Memória, p. 108-127, v. 17, n. 30, 2021.
CARRARA, Sérgio; VIANNA, Adriana. Os Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil a partir da “Constituição Cidadã.” In: OLIVEN, Ruben George; RIDENTI, Marcelo; BRANDÃO, Gildo Marçal. A Constituição de 1988 na vida brasileira. São Paulo: Aderaldo & Rothschild; Anpocs, 2008.
CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Por uma ciência com mais poesia - Possibilidades de uma dualidade? Revista Ensino em Debate (REDE), Fortaleza/CE, v.2, e2024003, jan./dez., 2024.
GALVÃO, Cecilia. Ciência na literatura e literatura na ciência. INTERACÇÕES, n. 3, págs. 32-51, 2006.
HIDALGO, Raul. A Ciência e os cientistas: uma sequência didática. História da Ciência e Ensino, volume 26, 2022 – pp. 43-69.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Agência IBGE Notícias, 15 de julho de 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos Acesso em: 20 jun. 2023.
ILLERIS, Knud. Uma Compreensão Abrangente de Aprendizagem Humana. In: ILLERIS, Knud (Org.). Teorias contemporâneas da Aprendizagem. Tradução por Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2013.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
JORNAL NACIONAL. Um quarto da população mundial não tem acesso a água potável, segundo relatório das Nações Unidas. G1, Jornal Nacional, 22 de março de 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/03/22/um-quarto-da-populacao-mundial-nao-tem-acesso-a-agua-potavel-segundo-relatorio-das-nacoes-unidas.ghtml Acesso em: 23 jun. 2023.
LACERDA, Nara. Fome no Brasil atinge mais as famílias de mulheres negras, aponta estudo. Brasil de Fato, 26 de junho de 2023. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/06/26/fome-no-brasil-atinge-mais-as-familias-de-mulheres-negras-aponta-estudo Acesso em: 2 ago. 2023.
OLIVEIRA, Gerson Alves. UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista da ABPN, v.15 nº Edição Especial, p. 174 -194, Abril 2023.
OLIVEIRA, Kiusam. Literatura negro-brasileira do encantamento e as infâncias: reencantando corpos negros. Feira Literária Brasil-África de Vitória-ES, v. 1, n. 3, 2020.
PAULINO, Nícolas. Um em cada 10 bebês nasce de mães adolescentes em Fortaleza; entenda riscos e prevenção. Diário do Nordeste, 4 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/um-em-cada-10-bebes-nasce-de-maes-adolescentes-em-fortaleza-entenda-riscos-e-prevencao-1.3331750 Acesso em: 20 jun. 2023.
PAZ, Kely dos Santos da; MELO, Charlline Vladia Silva; SILVA, Ivanderson Pereira, Possibilidades de abordagem de Carolina Maria de Jesus em cursos de Formação Inicial de Professores/as. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 23, n. 79, out./dez. 2023.
PIASSI, L. P. C. A ficção científica como elemento de problematização na educação em ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, p. 783-798, 2015.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. História preta das coisas: 50 Invenções científico-tecnológicas de pessoas negras. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
PINTO, Gisnaldo Amorim. Divulgação científica como literatura e o ensino de ciências. Tese de Doutorado – Programa de Pós Graduação em Educação – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Relatos Orais: do “Indizível” ao “Dizível”. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 39, nº 3, 1987.
SANTOS, Ana Paula Freitas dos. Literatura Negro-Brasileira. In: SILVA, Liliam Ramos da (org.). Diário da arte no país natal: reflexões sobre literatura e cultura de autoria negra na América Latina. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2022.
SANTOS, Emily. Educação antirracista perde espaço nas escolas 2 décadas após lei que obriga ensino de história afro-brasileira. G1, 20 de Novembro de 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/11/20/educacao-antirracista-perde-espaco-nas-escolas-2-decadas-apos-lei-que-obriga-ensino-de-historia-afro-brasileira.ghtml Acesso em: 20 nov. 2023.
SILVA, Ana Celia da. A desconstruc‹o da discriminacão no livro didático. in: munanga, Kabengele (org.). Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005.
SILVA, Cleibson Freitas da; BASSANI, Sandra Mara Mendes da Silva. Literatura negra feminina na sala de aula. 1.ed. Vitória: Instituto Federal do Espírito Santo, 2023.
SILVA, Tamiris de Almeida, SOUZA, Silvana Paulina de Souza, FIREMAN, Elton Casado. Gêneros textuais no ensino de ciências: levantamento dos estudos publicados em revistas especializadas (2008-2018). Revista Ciências &Ideias, v. 11, n. 2, Maio/Agosto 2020.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (SBM). Grupo de Matemáticas Negras. Antirracismo? Matemáticas Negras na pauta. SBMAC, 17 de junho de 2020. Disponível em: https://www.sbmac.org.br/2020/06/manifesto-antirracista-matematicas-negras/ Acesso em 22 mai. 2022.
VALERO, Rafaela; MASSI, Luciana. A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev. Ciên. Educ., v. 28, e22042, 2022.
WERNECK, Jurema. Nossos passos vêm de longe! Movimentos de Mulheres Negras e Estratégias Políticas Contra o Sexismo e o Racismo. Revista da ABPN v.1, n.1, mar-jun de 2010.
XAVIER, Giovana. Ciência de Mulheres Negras: um experimento de insubmissão. Saúde Debate, V.45, n. especial 1, p.51-59, Out 2021.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 453 PDF downloads: 306