Investimento Educacional: repercussões na implementação de políticas públicas de formação e valorização docente e na qualidade da educação brasileira
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024012Palavras-chave:
Investimento educacional; Políticas públicas; Formação docente; Qualidade da Educação; Desigualdade social.Resumo
O investimento educacional é tema central de diversas pesquisas que buscam entender e discutir sobre a eficiência do ensino ofertado pela educação escolar no Brasil. Com o objetivo de discutir as repercussões do investimento educacional na implementação de políticas públicas de formação e valorização docente, bem como na qualidade do ensino ofertada nos dois grandes níveis da educação escolar brasileira, o trabalho está fundamentado nos pressupostos da pesquisa qualitativa e recorreu-se à revisão sistemática de literatura para o levantamento de material teórico. A busca pelos trabalhos foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES, no período que compreendeu os anos de 2018 a 2022. Os trabalhos foram organizados em dois eixos de análise. A partir das análises e discussões, foi possível inferir que aspectos ligados ao investimento educacional brasileiro indicam um desmonte da educação pública e de tudo que ela representa para as classes marginalizadas que encontram nessa esfera um caminho para a ascensão profissional, pessoal e redução das desigualdades sociais. Assim, considera-se que investir em educação vai além de injetar recursos financeiros. É preciso que esse investimento seja planejado e eficaz, promovendo a implementação de políticas públicas que propiciem a formação e valorização docente, bem como um ensino de qualidade.
Palavras-chave: Investimento educacional; Políticas públicas; Formação docente; Qualidade da Educação; Desigualdade social.
Downloads
Métricas
Referências
ADRIÃO, T.; DOMICIANO, C. A. A Educação Pública e as Corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2018. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/fineduca/article/view/79084/47919. Acesso em: 15 nov. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BRANDÃO, D. S.; COELHO, F. M.; DINIZ, D. Reforma e redefinição das políticas educacionais no Brasil: Implicações no processo de precarização da educação. Anais CONEDU, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ anais/conedu/2016/trabalho_ev056_md1_s a3_id4926_15082016195344.pdf. Acesso em: 05 maio 2022.
CAMPELO, T. S.; CRUZ, G. B. O Edital CAPES nº 07/2018 e a reconfiguração do PIBID: sentidos de docência em disputa. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista–Bahia–Brasil, v.1, n.33, p.69-90, jul./set. 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index. php/praxis/article/view/5277/3961. Acesso em: 15 abr. 2024.
CARMO, E. F.; VASCONCELOS, C. A. Avaliando o Pibid enquanto política pública de incentivo e valorização da docência. Revista Educação, v.14, n.1, 2019. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3295/2597. Acesso em: 15 nov. 2022.
COUTINHO, C. N. Cidadania e Modernidade. Perspectivas. 22, 41-59, 1999.
CHAVES, V. L. J.; REIS, L. F.; GUIMARÃES, A. R. Dívida pública e financiamento da educação superior no Brasil. Acta Scientiarum. Education, v. 40, e37668, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/actaeduc/v40n1/2178-5201-actaeduc-40-01-00009.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.
FERREIRA, E. C. Um ajuste justo ou mais alguns passos atrás para a educação básica pública no Brasil? Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e214975, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/ j/ep/a/45ZGyy4gzmSfGWF8dJNCB4P/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.
FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. Um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 1993.
GARCIA, A. V.; HILLESHEIM, J. Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos Planos Nacionais de Educação e nos Planos Plurianuais Federais. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2, p. 131-147, set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/s4Z4xXszc389JhTJKvr7kXv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2023.
GIMENES, C. I.; PIMENTA, S. G. O que dizem as publicações sobre o PIBID no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE) – período 2008 a 2012? FAPESP, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333403102_O_que_ dizem_as_ publicacoes_sobre_o_PIBID_no_Encontro_Nacional_de_Didatica_ e_Praticas_de_Ensino_ENDIPE_-_periodo_2008_a_2012. Acesso em: 05 maio 2022.
Mészáros, I. A crise estrutural do capital (P. C. Castanheira, & S. Lessa, Trad.). São Paulo: Boitempo, 2009.
OLIVEIRA, H. L. G.; LEIRO, A. C. R. Políticas de formação de professores no Brasil: referenciais legais em foco. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, e20170086, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/R3qWFzj9Kjcztng7YgJtwxc/?format= pdf&lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2024.
PALÚ, J.; PETRY, O. J. Neoliberalismo, globalização e neoconservadorismo: cenários e ofensivas contra a Educação Básica pública brasileira. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015317, p. 1-21, 2020. Disponível em: 1809-4309-praxeduc-15-e2015317.pdf (fcc.org.br). Acesso em: 15 nov. 2022.
PIANA, M. C. As políticas sociais no contexto brasileiro: natureza e desenvolvimento. In: A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. Cultura Acadêmica. 2009.
PIERI, R. Retratos da educação no Brasil. INSPER, São Paulo, Outubro de 2018. Disponível em: https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2018/10/Retratos-Educacao-Brasil.pdf. Acesso em: 16 dez. 2022.
PRANDI, L. R. et al. As mazelas da educação pública no Brasil: do atraso à instrumentalização política do ensino. Educere - Revista da Educação, v. 15, n. 2, p. 203-217, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.revistasunipar.com.br). Acesso em: 05 maio 2022.
SAMPAIO, R.F.; MANCINI, M.C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. Fisioter. vol. 11, n. 1, São Carlos, [n.p.], Jan./Feb. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSg Y7VsB6jG/. Acesso em: 15 nov. 2022.
SANTOS, H. C. S.; VASCONCELOS, J. Políticas públicas educacionais e a responsabilidade estatal. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.9.n.05. mai. 2023. ISSN- 2675–3375. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/ rease/article/view/10010/3938. Acesso em: 14 abr. 2024.
SANTOS, D. D. P.; VIEIRA, H. R. Financiamento da educação básica no Brasil: Algumas reflexões. Fclar - UNESP, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/ article/view/ 9385/ 6236. Acesso em: 15 nov. 2022.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. 2012. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/09520520042012Pratica_de_Pesquisa_I_Aula_2.p df. Acesso em: 15 nov. 2022.
SOBREIRA, R.; CAMPOS, B. C. Investimento público em educação fundamental e a qualidade do ensino: uma avaliação regional dos resultados do Fundef. RAP – Rio de Janeiro 42(2):327-46, mar./abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/zzSnQr5xkzrq R595w8smtSG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 dez. 2022.
TREVISOL, J. V.; MAZZIONI, L. A universalização da Educação Básica no Brasil: um longo caminho. Roteiro, Joaçaba, Edição Especial, p. 13-46, dezembro 2018Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16482/pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.
VASCONCELOS, C. R. D.; ARAUJO, J. A. Q. C.; OLIVEIRA, C. P. Direitos humanos, educação e desigualdade social no Brasil. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.19 - 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/ article/view/2335. Acesso em: 16 dez. 2022.
VASCONCELOS, J. C. et al. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.29, n.113, p. 874-898, out./dez. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ ensaio/a/w9HwRXMQ3FVZ9fzJJKBgLLt/?format=pdf&langt. Acesso em: 15 nov. 2022.
WONSIK, E. C. A valorização e a precarização do trabalho docente: um estudo de políticas públicas a partir de 1990. Universidade Estadual de Maringá, 2013. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/748/1/UEM_PPE_M_Wonsic%2c%20Ester %20Cristiane_2013.pdf. Acesso em: 05 maio 2022.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 326 PDF downloads: 195