Educação Alimentar e Matemática: uma Sequência Didática investigativa nos anos iniciais
DOI:
10.21439/2965-6753.v4.e2024029Palavras-chave:
Hábitos alimentares saudáveis, Saúde, Conceitos matemáticos, Prática investigativaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma prática pedagógica com o planejamento de uma sequência de ensino investigativa com o tema ‘Hábitos alimentares saudáveis’, foi planejada e desenvolvida num processo formativo realizado de forma colaborativa entre os formadores da Rede de Educação Matemática Nordeste - REM-NE, duas professoras que lecionam nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental e a coordenadora pedagógica. O objetivo da sequência de ensino foi compreender a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Para o desenvolvimento da Sequência de Ensino investigativa utilizamos a metodologia qualitativa fundamentada nos momentos de matematizar e com a abordagem interdisciplinar entre as áreas de Ciências e Matemática. Os resultados demonstraram que o desenvolvimento da sequência de ensino contribuiu no ensino porque possibilitou às professoras a realização de uma proposta de trabalho investigativa com a participação ativa dos estudantes, bem como promoveu o aprendizado dos estudantes do 5º ano em diferenciar a geometria plana e espacial, o estudo de situações problemas do campo aditivo e multiplicativo e a discussão e reflexão sobre seus hábitos alimentares. Alguns estudantes chegaram a relatar que seus hábitos alimentares são saudáveis e outros reconheceram os prejuízos que uma má alimentação pode causar à sua saúde. Uma aprendizagem a partir de situações da realidade dos alunos.
Palavras-chave: Hábitos alimentares saudáveis. Saúde. Conceitos matemáticos. Prática investigativa.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Lourdes M. Werle de; SILVA, Heloisa Cristina da. A matematização em atividades de modelagem matemática. In: Alexandria. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 8, nº 3, p. 207-227, novembro, 2015.
ANJOS, Eliete Santos dos. O desenvolvimento profissional de professores que ensinam conceitos estatísticos nos anos iniciais na perspectiva da equidade. 2024. (Dissertação de Mestrado), 2024, 262 f. Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus, - Bahia, 2024.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação. Tradutores Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Batista. Porto/Portugal: Porto Editora, LDA, 1982.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC: Brasília. 2018.
COUTO, Maria Elizabete Souza et al. Metodologia investigativa e o ciclo investigativo – PPDAC. In: SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elizabete Souza; CORREIA, Dina da Silva.; PAULA, Marlúbia Corrêa de. Matemática #ComVIDa. Itabuna: Via Litterarum, 2021.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo-SP: Edições Loyola Jesuítas, 2011.
FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Educação matemática realística: uma abordagem para os processos de ensino e de aprendizagem. In: Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.18, n.1, p. 237-252, 2016.
GIOVANNI JUNIOR, José Ruy. A Conquista. Matemática, 5 º ano, 1ª ed, São Pulo: FTD, 2021.
NIGRO. Rogério G. Livro de prática e acompanhamento da Aprendizagem. Coleção Ápis Mais, Ciências 5º ano ensino fundamental. Editora Ática. 2021.
OMS, Organização Mundial da Saúde. OMS lança novos parâmetros para reduzir
ingestão de sal. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/126389-oms-lan%C3%A7a-novos
par%C3%A2metros-para-reduzir-ingest%C3%A3o-de-sal. Acesso em 20 set. 2023.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Grandes esforços são necessários para reduzir a ingestão de sal e proteger vidas. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/9-3-2023-grandes-esforcos-sao-necessarios-para-reduzir-ingestao-sal-e-proteger-vidas#:~:text=GENEBRA%2C%209%20de%20março%20de,sódio%20em%2030%25%20até%202025. Acesso em 29 maio. 2024.
RICHIT, Adriana; PONTE, João Pedro da. A Colaboração Profissional em Estudos de Aula na Perspectiva de Professores Participantes. In: Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 64, p. 937-962, ago. 2019.
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elizabete Souza. Prática Pedagógica no ensino de Matemática: momentos de matematizar. In: Intermaths, vol. 5, Nº. 1, 2024.
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; CAZORLA, Irene Mauricio O ciclo investigativo no ensino de conceitos estatísticos. In: Revemop, Ouro Preto (MG), v. 2, p. 1-22, 2020.
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Estruturas aditivas: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? 2010. 343 f. (Tese - Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, 2010.
Vídeo: Alimentação saudável para crianças - Aprenda o que são os carboidratos, as
gorduras, as proteínas...Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=90zaBTVd7_c.
Acesso: 29 set. 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 97 PDF downloads: 41