Educação Alimentar e Matemática: uma Sequência Didática investigativa nos anos iniciais

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v4.e2024029

Palavras-chave:

Hábitos alimentares saudáveis, Saúde, Conceitos matemáticos, Prática investigativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma prática pedagógica com o planejamento de uma sequência de ensino investigativa com o tema ‘Hábitos alimentares saudáveis’, foi planejada e desenvolvida num processo formativo realizado de forma colaborativa entre os formadores da Rede de Educação Matemática Nordeste - REM-NE, duas professoras que lecionam nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental e a coordenadora pedagógica. O objetivo da sequência de ensino foi compreender a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Para o desenvolvimento da Sequência de Ensino investigativa utilizamos a metodologia qualitativa fundamentada nos momentos de matematizar e com a abordagem interdisciplinar entre as áreas de Ciências e Matemática. Os resultados demonstraram que o desenvolvimento da sequência de ensino contribuiu no ensino porque possibilitou às professoras a realização de uma proposta de trabalho investigativa com a participação ativa dos estudantes, bem como promoveu o aprendizado dos estudantes do 5º ano em diferenciar a geometria plana e espacial, o estudo de situações problemas do campo aditivo e multiplicativo e a discussão e reflexão sobre seus hábitos alimentares. Alguns estudantes chegaram a relatar que seus hábitos alimentares são saudáveis e outros reconheceram os prejuízos que uma má alimentação pode causar à sua saúde. Uma aprendizagem a partir de situações da realidade dos alunos.

Palavras-chave: Hábitos alimentares saudáveis. Saúde. Conceitos matemáticos. Prática investigativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliete Silva dos Anjos, Rede Municipal de Ensino - Ilhéus - Bahia

Pedagoga, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora da rede municipal de ensino em Ilhéus- Bahia – Brasil. Endereço: Rua Jacarandá, 180, São Francisco, Ilhéus – Bahia – Brasil. Cep 45655-092. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2795-9839 .Lattes - http://lattes.cnpq.br/8484648364536984

E-mail: esanjos@uesc.br .

Nívia Maria Conceição, Professora da rede municipal de ensino em Ilhéus – Bahia

Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora da rede municipal de ensino em Ilhéus – Bahia – Brasil. Endereço - Rua Luiz Melodia, 169 - Ilhéus II – Ilhéus – Bahia – Brasil, CEP- 45655280.  Orcid: https://orcid.org/0009-0009-1580-5008. Lattes- https://lattes.cnpq.br/3609753510053412

E-mail: niviaplanos@gmail.com .  

Ana Darc Calixto Silva, Professora da rede municipal de ensino em Ilhéus – Bahia – Brasil

Pedagoga pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR).  Professora da rede municipal de ensino em Ilhéus – Bahia – Brasil. Endereço - Av Tancredo Neves, 3530, Vog Acqua, Ed Lua, apto 101, Bairro Nossa Senhora da Vitória  - CEP 45.655-650, Ilhéus – Bahia – Brasil.  Orcid: https://orcid.org/0009-0006-2562-2422. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8502057587480052

E-mail: darcsilva1962@gmail.com .

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), professora na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Ilhéus – Bahia – Brasil. Endereço: Av. Lomanto Junior, 500, apto 207, Pontal – Ilhéus – Bahia, CEP 45654-000. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0026-5266. Lattes - http://lattes.cnpq.br/1085573737741686

Email: melizabetesc@gmail.com .

Referências

ALMEIDA, Lourdes M. Werle de; SILVA, Heloisa Cristina da. A matematização em atividades de modelagem matemática. In: Alexandria. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 8, nº 3, p. 207-227, novembro, 2015.

ANJOS, Eliete Santos dos. O desenvolvimento profissional de professores que ensinam conceitos estatísticos nos anos iniciais na perspectiva da equidade. 2024. (Dissertação de Mestrado), 2024, 262 f. Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus, - Bahia, 2024.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação. Tradutores Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Batista. Porto/Portugal: Porto Editora, LDA, 1982.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC: Brasília. 2018.

COUTO, Maria Elizabete Souza et al. Metodologia investigativa e o ciclo investigativo – PPDAC. In: SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elizabete Souza; CORREIA, Dina da Silva.; PAULA, Marlúbia Corrêa de. Matemática #ComVIDa. Itabuna: Via Litterarum, 2021.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo-SP: Edições Loyola Jesuítas, 2011.

FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Educação matemática realística: uma abordagem para os processos de ensino e de aprendizagem. In: Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.18, n.1, p. 237-252, 2016.

GIOVANNI JUNIOR, José Ruy. A Conquista. Matemática, 5 º ano, 1ª ed, São Pulo: FTD, 2021.

NIGRO. Rogério G. Livro de prática e acompanhamento da Aprendizagem. Coleção Ápis Mais, Ciências 5º ano ensino fundamental. Editora Ática. 2021.

OMS, Organização Mundial da Saúde. OMS lança novos parâmetros para reduzir

ingestão de sal. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/126389-oms-lan%C3%A7a-novos

par%C3%A2metros-para-reduzir-ingest%C3%A3o-de-sal. Acesso em 20 set. 2023.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Grandes esforços são necessários para reduzir a ingestão de sal e proteger vidas. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/9-3-2023-grandes-esforcos-sao-necessarios-para-reduzir-ingestao-sal-e-proteger-vidas#:~:text=GENEBRA%2C%209%20de%20março%20de,sódio%20em%2030%25%20até%202025. Acesso em 29 maio. 2024.

RICHIT, Adriana; PONTE, João Pedro da. A Colaboração Profissional em Estudos de Aula na Perspectiva de Professores Participantes. In: Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 64, p. 937-962, ago. 2019.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elizabete Souza. Prática Pedagógica no ensino de Matemática: momentos de matematizar. In: Intermaths, vol. 5, Nº. 1, 2024.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; CAZORLA, Irene Mauricio O ciclo investigativo no ensino de conceitos estatísticos. In: Revemop, Ouro Preto (MG), v. 2, p. 1-22, 2020.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Estruturas aditivas: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? 2010. 343 f. (Tese - Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, 2010.

Vídeo: Alimentação saudável para crianças - Aprenda o que são os carboidratos, as

gorduras, as proteínas...Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=90zaBTVd7_c.

Acesso: 29 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Métricas


Visualizações do artigo: 97     PDF downloads: 41

Como Citar

ANJOS, Eliete Silva dos; CONCEIÇÃO, Nívia Maria; SILVA, Ana Darc Calixto; COUTO, Maria Elizabete Souza. Educação Alimentar e Matemática: uma Sequência Didática investigativa nos anos iniciais. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024029, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024029. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/46. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.