Arte e Ciência: Convergências Renascentistas a partir de Giotto

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v3.e2024018

Palavras-chave:

Arte, Ciência, Giotto, Galileu, Renascimento Italiano

Resumo

Considera-se um erro, do ponto de vista da Cultura, admitir que Arte e Ciência sejam atividades sem nada em comum. A origem desse equívoco tradicional vem de uma tendência de associar exclusivamente a primeira à emoção e a segunda, à razão. Esse reducionismo extremo encobre a característica basilar, comum às duas áreas, de serem ambas fruto de processos criativos. Como em Bachelard, reconhece-se que o pensamento criativo alinhava o fazer poético e artístico com o científico. Buscou-se, na História, um momento particular em que as duas atividades estiveram tão integradas na nova sociedade que se estava construindo, que foi possível existir um Leonardo da Vinci, gênio nas Artes e na Ciência. Trata-se do período de construção do Renascimento, no qual o pintor Giotto teve um papel essencial ao abordar desafios inerentes à pintura muito parecidos com os que Galileu enfrentará mais tarde na Física e Astronomia. Espera-se, com isso, oferecer ao professor do ensino de segundo grau subsídios e estímulo para trabalhar as relações entre Arte e Ciência com seus estudantes. Isso seria muito bem-vindo em um momento de negacionismo.

 

Palavras-chave: Arte; Ciência; Giotto; Galileu; Renascimento Italiano.

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Biografia do Autor

Francisco Caruso, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Dottore di Ricerca in Fisica, Università degli Studi di Torino, Itália. Professor Associado aposentado do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pesquisador Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-06-17

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Como Citar

CARUSO, Francisco. Arte e Ciência: Convergências Renascentistas a partir de Giotto. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024018, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024018. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/52. Acesso em: 6 out. 2024.

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