Arte e Ciência: Convergências Renascentistas a partir de Giotto
DOI:
10.21439/2965-6753.v3.e2024018Palavras-chave:
Arte, Ciência, Giotto, Galileu, Renascimento ItalianoResumo
Considera-se um erro, do ponto de vista da Cultura, admitir que Arte e Ciência sejam atividades sem nada em comum. A origem desse equívoco tradicional vem de uma tendência de associar exclusivamente a primeira à emoção e a segunda, à razão. Esse reducionismo extremo encobre a característica basilar, comum às duas áreas, de serem ambas fruto de processos criativos. Como em Bachelard, reconhece-se que o pensamento criativo alinhava o fazer poético e artístico com o científico. Buscou-se, na História, um momento particular em que as duas atividades estiveram tão integradas na nova sociedade que se estava construindo, que foi possível existir um Leonardo da Vinci, gênio nas Artes e na Ciência. Trata-se do período de construção do Renascimento, no qual o pintor Giotto teve um papel essencial ao abordar desafios inerentes à pintura muito parecidos com os que Galileu enfrentará mais tarde na Física e Astronomia. Espera-se, com isso, oferecer ao professor do ensino de segundo grau subsídios e estímulo para trabalhar as relações entre Arte e Ciência com seus estudantes. Isso seria muito bem-vindo em um momento de negacionismo.
Palavras-chave: Arte; Ciência; Giotto; Galileu; Renascimento Italiano.
Downloads
Métricas
Referências
ARGAN, G. C. História da Arte Italiana, vol. 1. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.
BACHELARD, G. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1968.
CARUSO, F. Pintura, Física e Geometria: como os pensadores do período renascentista utilizaram o legado franciscano para dar uma forma às várias expressões artísticas. Leituras da História, v. 34, p. 60-65, 2010.
CARUSO, F. O Gradual Abandono do Céu Dourado. Norte Ciência v. 3, p. 62-69, 2012.
CARUSO, F. O universo da luz. Revista Brasileira de Ensino de Física v. 42, e20200250, 2020.
CARUSO, F. Arte e Ciência: dois exemplos singulares de aproximação. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 2, n. 1, p. 14-44, 2021.
CARUSO, F. Giotto e Galileu: Novos Olhares Sobre o Céu e o Livro da Natureza.
In: F. Caruso, M. Cavalcante & H. Moreira (Orgs.): O caçador de Estrelas: Homenagem a Rubens de Azevedo. São Paulo: Livraria da Física, pp. 117-150, 2022.
CARUSO, F.; ARAÚJO, R. M. X. A Física e a geometrização do mundo: construindo uma cosmovisão científica. In: BASTOS FILHO, J. B.; AMORIM, N. F. M.; LAGES, V. N. (Orgs.). Cultura e Desenvolvimento: A Sustentabilidade Cultural em Questão. Recife: EDUFPE, p. 85-106, 1999.
CARUSO, F.; JORGE, A.; OGURI, V. Galileu na sala de aula. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
CARUSO, F.; MARQUES, A. J. Ensaio Sobre O Negacionismo Científico Em Tempos De Pandemia. Research, Society and Development v. 10, n. 11, e82101119538, 2021. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19538>. Acesso em: 12 jun. 2024.
CARUSO, F.; MARQUES, A. J. Comentários Sobre As Origens Filosóficas E Implicações Do Negacionismo. Araripe – Revista de Filosofia v. 4, n. 1, p. 14-41, 2023. Disponível em:
<https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/araripe/article/view/1144>. Acesso em: 12 jun. 2024.
CARUSO, F.; XAVIER, R. M. O livro, o espaço e a natureza: ensaio sobre as leituras do mundo, as mutações da cultura e do sujeito, segunda edição revista e ampliada. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
CASSIRER, E. Indivíduo e Cosmos na Filosofia do Renascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CHESTERTON, G. K. São Francisco de Assis. São Paulo: Editora Mundaréu, p. 137, 2016.
D’ARCAIS, F. F. Giotto. New York, London, Paris: Abbeville Press Publisher, 1995.
DOSTOIÉVSKI, F. M. Os irmãos Karamasov. São Paulo: Editora 34, 2008.
EDGERTON, S. Y. The Heritage of Giotto’s Geometry: Art and Science on the Eve of the Scientific Revolution. Ithaca, New York and London: Cornell University Press, 1991.
GALILEI, G. Sidereus Nuncius. Veneza: Apud Thomam Baglionum, 1610. Veja a tradução para o português de Carlos Ziller. A mensagem das estrelas. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins & Salamandra, 1987. Há uma versão digital do original disponível em <https://library.si.edu/digital-library/book/sidereusnuncius00gali >, acesso em15 de junho de 2024.
GALILEI, G. Discorsi e dimostrazioni matematiche intorno a due nuove scienze attenenti alla meccanica e i movimenti locali. Leida: Apresso gli Elsevirri, 1638. Veja a edição em português: Duas novas ciências, segunda edição. Tradução e notas Letizio Mariconda e Pablo R. Mariconda. São Paulo: Nova Stella Editorial & Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins & Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, 1988.
MANGO, C. The Art of Byzantine Empire, 312-1453: Sources and Documents. New York: Prentice-Hall, 1972.
REDONDI, P. Galileo Eretico. Torino: Giulio Einaudi, 1983.
THORNDIKE, L. The True Place of Astrology in the History of Science. Isis: A Journal of the History of Science Society, v. 46, n. 3, p. 273-278, 1955.
MARICONDA, P. R. Galileu e a ciência moderna. Cadernos de Ciências Humanas - Especiaria, v. 9, n. 16, jul./dez., p. 267-292, 2006.
WALLACE, W. A. Prelude to Galileo: Essays on Medieval and Sixteenth-Century Sources of Galileo’s Thought. Boston: D. Reidel Publishing Company, 1981.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 169 PDF downloads: 83