Arte e Ciência: Convergências Renascentistas a partir de Giotto

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v3.e2024018

Palavras-chave:

Arte, Ciência, Giotto, Galileu, Renascimento Italiano

Resumo

Considera-se um erro, do ponto de vista da Cultura, admitir que Arte e Ciência sejam atividades sem nada em comum. A origem desse equívoco tradicional vem de uma tendência de associar exclusivamente a primeira à emoção e a segunda, à razão. Esse reducionismo extremo encobre a característica basilar, comum às duas áreas, de serem ambas fruto de processos criativos. Como em Bachelard, reconhece-se que o pensamento criativo alinhava o fazer poético e artístico com o científico. Buscou-se, na História, um momento particular em que as duas atividades estiveram tão integradas na nova sociedade que se estava construindo, que foi possível existir um Leonardo da Vinci, gênio nas Artes e na Ciência. Trata-se do período de construção do Renascimento, no qual o pintor Giotto teve um papel essencial ao abordar desafios inerentes à pintura muito parecidos com os que Galileu enfrentará mais tarde na Física e Astronomia. Espera-se, com isso, oferecer ao professor do ensino de segundo grau subsídios e estímulo para trabalhar as relações entre Arte e Ciência com seus estudantes. Isso seria muito bem-vindo em um momento de negacionismo.

 

Palavras-chave: Arte; Ciência; Giotto; Galileu; Renascimento Italiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Caruso, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Dottore di Ricerca in Fisica, Università degli Studi di Torino, Itália. Professor Associado aposentado do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pesquisador Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

ARGAN, G. C. História da Arte Italiana, vol. 1. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.

BACHELARD, G. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1968.

CARUSO, F. Pintura, Física e Geometria: como os pensadores do período renascentista utilizaram o legado franciscano para dar uma forma às várias expressões artísticas. Leituras da História, v. 34, p. 60-65, 2010.

CARUSO, F. O Gradual Abandono do Céu Dourado. Norte Ciência v. 3, p. 62-69, 2012.

CARUSO, F. O universo da luz. Revista Brasileira de Ensino de Física v. 42, e20200250, 2020.

CARUSO, F. Arte e Ciência: dois exemplos singulares de aproximação. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 2, n. 1, p. 14-44, 2021.

CARUSO, F. Giotto e Galileu: Novos Olhares Sobre o Céu e o Livro da Natureza.

In: F. Caruso, M. Cavalcante & H. Moreira (Orgs.): O caçador de Estrelas: Homenagem a Rubens de Azevedo. São Paulo: Livraria da Física, pp. 117-150, 2022.

CARUSO, F.; ARAÚJO, R. M. X. A Física e a geometrização do mundo: construindo uma cosmovisão científica. In: BASTOS FILHO, J. B.; AMORIM, N. F. M.; LAGES, V. N. (Orgs.). Cultura e Desenvolvimento: A Sustentabilidade Cultural em Questão. Recife: EDUFPE, p. 85-106, 1999.

CARUSO, F.; JORGE, A.; OGURI, V. Galileu na sala de aula. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

CARUSO, F.; MARQUES, A. J. Ensaio Sobre O Negacionismo Científico Em Tempos De Pandemia. Research, Society and Development v. 10, n. 11, e82101119538, 2021. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19538>. Acesso em: 12 jun. 2024.

CARUSO, F.; MARQUES, A. J. Comentários Sobre As Origens Filosóficas E Implicações Do Negacionismo. Araripe – Revista de Filosofia v. 4, n. 1, p. 14-41, 2023. Disponível em:

<https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/araripe/article/view/1144>. Acesso em: 12 jun. 2024.

CARUSO, F.; XAVIER, R. M. O livro, o espaço e a natureza: ensaio sobre as leituras do mundo, as mutações da cultura e do sujeito, segunda edição revista e ampliada. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

CASSIRER, E. Indivíduo e Cosmos na Filosofia do Renascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CHESTERTON, G. K. São Francisco de Assis. São Paulo: Editora Mundaréu, p. 137, 2016.

D’ARCAIS, F. F. Giotto. New York, London, Paris: Abbeville Press Publisher, 1995.

DOSTOIÉVSKI, F. M. Os irmãos Karamasov. São Paulo: Editora 34, 2008.

EDGERTON, S. Y. The Heritage of Giotto’s Geometry: Art and Science on the Eve of the Scientific Revolution. Ithaca, New York and London: Cornell University Press, 1991.

GALILEI, G. Sidereus Nuncius. Veneza: Apud Thomam Baglionum, 1610. Veja a tradução para o português de Carlos Ziller. A mensagem das estrelas. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins & Salamandra, 1987. Há uma versão digital do original disponível em <https://library.si.edu/digital-library/book/sidereusnuncius00gali >, acesso em15 de junho de 2024.

GALILEI, G. Discorsi e dimostrazioni matematiche intorno a due nuove scienze attenenti alla meccanica e i movimenti locali. Leida: Apresso gli Elsevirri, 1638. Veja a edição em português: Duas novas ciências, segunda edição. Tradução e notas Letizio Mariconda e Pablo R. Mariconda. São Paulo: Nova Stella Editorial & Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins & Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, 1988.

MANGO, C. The Art of Byzantine Empire, 312-1453: Sources and Documents. New York: Prentice-Hall, 1972.

REDONDI, P. Galileo Eretico. Torino: Giulio Einaudi, 1983.

THORNDIKE, L. The True Place of Astrology in the History of Science. Isis: A Journal of the History of Science Society, v. 46, n. 3, p. 273-278, 1955.

MARICONDA, P. R. Galileu e a ciência moderna. Cadernos de Ciências Humanas - Especiaria, v. 9, n. 16, jul./dez., p. 267-292, 2006.

WALLACE, W. A. Prelude to Galileo: Essays on Medieval and Sixteenth-Century Sources of Galileo’s Thought. Boston: D. Reidel Publishing Company, 1981.

Downloads

Publicado

2024-06-17

Métricas


Visualizações do artigo: 169     PDF downloads: 83

Como Citar

CARUSO, Francisco. Arte e Ciência: Convergências Renascentistas a partir de Giotto. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024018, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024018. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/52. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos