A Dinâmica de Grupo, a Metodologia ativa Grupos de Verbalização e Observação e o Método Psicogenético: Algumas Reflexões
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025022Palavras-chave:
Dinâmica de grupoResumo
A Dinâmica de Grupo e a Metodologia Ativa grupos de Verbalização e Observação GV/GO nos anos finais do Ensino Fundamental aliados ao Método Psicogenético de Lauro de Oliveira Lima, é o objeto de estudo nesse trabalho. Objetiva-se apresentar as contribuições do Método Psicogenético de Lima aliado à Metodologia Ativa GV/GO e à dinâmica de grupo. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Analisa-se e apresenta-se os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada. A entrevista foi realizada com a diretora da Escola Nova, que estuda as práticas pedagógicas, a partir do método psicogenético. Os resultados, apontam para a relevância do método, entendendo que se aliado à Metodologia Ativa GV/GO, agrega conhecimentos metodológicos e teóricos às práticas dos professores e alunos, além da promoção do engajamento, resultando em aprendizados mais significativos. Compreende-se que se trata de uma forma inovadora de ensinar e aprender, assim, considera-se esse estudo relevante para o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Dinâmica de grupo; Engajamento do estudante; Processo ensino-aprendizagem.
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