A Dinâmica de Grupo, a Metodologia ativa Grupos de Verbalização e Observação e o Método Psicogenético: Algumas Reflexões

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025022

Palavras-chave:

Dinâmica de grupo

Resumo

A Dinâmica de Grupo e a Metodologia Ativa grupos de Verbalização e Observação GV/GO nos anos finais do Ensino Fundamental aliados ao Método Psicogenético de Lauro de Oliveira Lima, é o objeto de estudo nesse trabalho. Objetiva-se apresentar as contribuições do Método Psicogenético de Lima aliado à Metodologia Ativa GV/GO e à dinâmica de grupo. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Analisa-se e apresenta-se os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada. A entrevista foi realizada com a diretora da Escola Nova, que estuda as práticas pedagógicas, a partir do método psicogenético. Os resultados, apontam para a relevância do método, entendendo que se aliado à Metodologia Ativa GV/GO, agrega conhecimentos metodológicos e teóricos às práticas dos professores e alunos, além da promoção do engajamento, resultando em aprendizados mais significativos. Compreende-se que se trata de uma forma inovadora de ensinar e aprender, assim, considera-se esse estudo relevante para o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Dinâmica de grupo; Engajamento do estudante; Processo ensino-aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vladiana Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte-Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Lopes Maranhão,2523 Centro, Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil CEP: 62.930-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1947-0876. Lattes:  https://lattes.cnpq.br/5691864960917560

E-mail: vladyanasantos@gmail.com.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Endereço para correspondência: Rua Holanda Amaral Campos, 90 Amador Eusébio – Ceará, Brasil, CEP: 61769-39   ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9623-5549.Lattes:  https://lattes.cnpq.br/3144508981197442

E-mail: mazzesantos@ufc.br.

Gilberto Santos Cerqueira, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil, Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação pela UFC, Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Delmiro de Farias s/n Rodolfo Teófilo, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60.430-17. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6717-3772. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6780676773042373

E-mail: giufarmacia@hotmail.com.

Referências

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em tese, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.

LIMA, A. F. S. O. Pré-escola e alfabetização: uma proposta baseada em Paulo Freire e Jean Piaget. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

LIMA, A. O. Fazer Escola: a gestão de uma escola piagetiana (construtivista). 2003. Petrópolis-RJ, Editora Vozes.

LIMA, A. O. Conversas. 2005. Petrópolis: Editora Vozes.

LIMA, G. L. Contextualizando momentos da trajetória do ensino de Cálculo na graduação em Matemática da USP. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 125-149, 2014.

LIMA, L. O. Escola Secundária Moderna. Rio de Janeiro, RJ: Fundo de Cultura, 1976.

LIMA, L. O. Dinâmicas de Grupo na empresa, no lar e na escola: grupos de treinamento para a produtividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

LIMA, L. O.; OLIVEIRA, A. E. S. Uma escola piagetiana. Rio de Janeiro-RJ, Editora Paidéia, 1983.

LIMA, L. O. Treinamento em Dinâmica de Grupo: no lar, na empresa, na escola. Editora Vozes, Petrópolis-RJ, 1969.

LIMA, L. O. Por que Piaget? A educação pela inteligência. Editora Vozes, Petrópolis-RJ, 1998.

LIMA, L. O. Piaget para principiantes. Editora Summus, São Paulo-SP, 1998.

LIMA, Lauro de Oliveira. Piaget: sugestões aos educadores. In: Piaget: sugestões aos educadores. 1999.

LOPES, Kelly Mariana Morais; ALVES, Leonardo Alcântara. A importância da pesquisa científica nos cursos de formação inicial de professores de Ciências da Natureza e Matemática. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024021, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024021. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/51. Acesso em: 2 mar. 2025.

MARTINS, E. D. Lauro de Oliveira Lima: Vida e Obra de um educador brasileiro. Revista da (o) Pedagoga (o): Revista de Iniciação Científica dos Alunos do Curso de Pedagogia Network. – v. 1, n.1 (2011) – Nova Odessa, SP: Faculdades Network, 2011.

MARTINS, C., et. al. Análise da inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 20, nº 46, 1 de dezembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/46/analise-da-insercao-de- metodologias-ativas-de-ensino-aprendizagem-nos-anos-iniciais-do-ensino- fundamental.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

MORÁN, José et al. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.

OLIVEIRA, A. J. A Educação Brasileira entre a visão de ensino tradicional e construtivismo. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.1, p. 4270-4286 jan. 2022.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Trad. Ivete Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Trad. Dirceu A. Lindoso; Rosa M.R. da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1970.

PIAGET. Jean. Seis estudos de psicologia/ Jean Piaget; tradução Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. – 24 ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

PIAGET, J. A epistemologia genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971. 110p.

QUILLICI Neto, A. Contribuições de Lauro de Oliveira Lima para a Educação Moderna no Brasil (1960 E 1970. ANAIS do 1° CEVS - Congresso de Educação do Vale do Sapucaí - e XVIII Semana de Estudos Pedagógicos, com a temática: “Desafios à Democratização da Educação no Brasil Contemporâneo” organização de José Luis Sanfelice, Luana Costa Almeida e Sônia Aparecida Siquelli. – Pouso Alegre: Univás, 2016. 1100 p. : il. ISBN 978-85-67647-24-1.

SANTOS, Maria José Costa dos. G-TERCOA: Uma década de formação e debate sobre a Educação Básica no Brasil. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024002, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024002. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/13. Acesso em: 2 mar. 2025.

SANTOS, Bettina Steren dos; SPAGNOLO, Carla; STÖBAUS, Claus Dieter. O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazer. Educação, v. 41, n. 1, p. 74-82, 2018.

SILVA, R. S.; MORANO, D. A. C. M. S., CERQUEIRA, G. S. Grupo de Verbalização e Grupo de Observação (GV/GO): Uma Metodologia Ativa como ferramenta no ensino superior. Metodologias Ativas: Um caminho de novas possibilidades, 2022.

TROITINHO, M. da C. R., Silva, I. B. da ., Sousa, M. M., Santos, A. D. da S., & Maximino, C. Ansiedade, afeto negativo e estresse de docentes em atividade remota durante a pandemia da Covid-19, 2021. Trabalho, Educação E Saúde, 19, e00331162. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00331.

Downloads

Publicado

2025-05-02

Métricas


Visualizações do artigo: 46     PDF downloads: 14

Como Citar

SANTOS, Vladiana Costa dos; SANTOS, Maria José Costa dos; CERQUEIRA, Gilberto Santos. A Dinâmica de Grupo, a Metodologia ativa Grupos de Verbalização e Observação e o Método Psicogenético: Algumas Reflexões . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025022, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025022. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/81. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.