Desenvolvimento e avaliação de produtos educacionais na pós-graduação profissional em Ensino: metodologias e desafios emergentes

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024039

Palavras-chave:

Ensino, Produtos educacionais, Avaliação, Metodologia

Resumo

Este estudo trata sobre o desenvolvimento e avaliação de produtos educacionais. Adota uma abordagem exploratória e qualitativa para abordar a temática, a partir de dois objetivos. Por um lado, busca evidenciar critérios e desafios relacionados à avaliação de produtos educacionais, na área de Ensino. Por outro, pretende apresentar um percurso metodológico, composto por quatro fases que contemplam o planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de propostas de ensino, com sugestões de técnicas de coleta, produção e análise de dados. As reflexões sublinham a relevância de evidências que demonstrem as contribuições dos produtos para os resultados de aprendizagem e para a translação do conhecimento gerado. Outro ponto destacado são os desafios relacionados à complexidade da avaliação desses produtos, que envolve múltiplos critérios, eixos e dimensões, e a necessidade de assegurar uma coerência robusta em dissertações e teses, na modalidade profissional, integrando as metodologias, de ensino, pesquisa e desenvolvimento de produtos educacionais.

Palavras-chave: Ensino; Produtos educacionais; Avaliação; Metodologia.

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Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular  do Instituto Federal do Amazonas e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (IFAM). Membro do Grupo de Pesquisa - Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino.

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Publicado

2024-11-01

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Como Citar

WEIRICH DA SILVA COELHO, Iandra Maria. Desenvolvimento e avaliação de produtos educacionais na pós-graduação profissional em Ensino: metodologias e desafios emergentes. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024039, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024039. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/82. Acesso em: 1 nov. 2024.

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