Desenvolvimento e avaliação de produtos educacionais na pós-graduação profissional em Ensino: metodologias e desafios emergentes

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024039

Palavras-chave:

Ensino, Produtos educacionais, Avaliação, Metodologia

Resumo

Este estudo trata sobre o desenvolvimento e avaliação de produtos educacionais. Adota uma abordagem exploratória e qualitativa para abordar a temática, a partir de dois objetivos. Por um lado, busca evidenciar critérios e desafios relacionados à avaliação de produtos educacionais, na área de Ensino. Por outro, pretende apresentar um percurso metodológico, composto por quatro fases que contemplam o planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de propostas de ensino, com sugestões de técnicas de coleta, produção e análise de dados. As reflexões sublinham a relevância de evidências que demonstrem as contribuições dos produtos para os resultados de aprendizagem e para a translação do conhecimento gerado. Outro ponto destacado são os desafios relacionados à complexidade da avaliação desses produtos, que envolve múltiplos critérios, eixos e dimensões, e a necessidade de assegurar uma coerência robusta em dissertações e teses, na modalidade profissional, integrando as metodologias, de ensino, pesquisa e desenvolvimento de produtos educacionais.

Palavras-chave: Ensino; Produtos educacionais; Avaliação; Metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular  do Instituto Federal do Amazonas e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (IFAM). Membro do Grupo de Pesquisa - Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino.

Referências

BABBIE, E. Métodos de Pesquisas de Survey. Tradução: Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, M. P.; SILVA, M. O. L. da; CHАRLOT; V. А. C. dа S. Um еstudo sobrе а formаção continuаdа dе profеssorеs como instrumеnto dе rеssignificаção dа práticа pеdаgógicа. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024030, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024030. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/55. Acesso em: 23 ago. 2024.

BRASIL, CAPES. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2019a. Disponível https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em: 5 ago. 2024.

BRASIL, CAPES. Grupo de trabalho Produção Técnica. Brasília, 2019b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf Acesso em: 5 ago. 2024.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), p. 77-101, 2006.

COELHO, I. M. W. da S. Estratégias para a elaboração de perguntas de pesquisa científica e recuperação de informações no contexto educacional. Cadernos de Pesquisa (no prelo).

COOK, D. A.; HATALA, R. Validation of educational assessments: a primer for simulation and beyond. Advances in Simulation, v. 1, n. 31, p. 1-12, 2016.

DONATO; H.; DONATO; M. Etapas na Condução de uma Revisão Sistemática. Acta Med Port. 32(3), p. 227-235, 2019. https://doi.org/10.20344/amp.11923. Acesso em: 5 ago. 2024.

ELACQUA, Gregory et al. Educação baseada em evidências: como saber o que funciona em educação. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2015.

FARIAS, M. S. F. de; MENDONÇA, A. P. Concepção de produtos educacionais para um mestrado profissional. Manaus, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/18KlYM0_K-2C3u2h5L6CgQXWUuIuYWfH8/view. Acesso em: 5 ago. 2024.

FOWLER JUNIOR, F. J. Pesquisa de levantamento. Tradução: Rafael Padilla Ferreira. Porto Alegre: Penso, 2011.

FREITAS, R. Produtos educacionais na área de ensino da capes: o que há além da forma. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n° 2, 2021, p.5-20. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1229/805. Acesso em: 5 ago. 2024.

GONÇALVES, B. M. V.; LIMA, F. J. de. Investimento Educacional: repercussões na implementação de políticas públicas de formação e valorização docente e na qualidade da educação brasileira. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024012, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024012. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/28. Acesso em: 23 ago. 2024.

HATTIE, John. Visible Learning: a Synthesis of Over 800 Meta-Analyses Relating to Achievement. New York: Routledge, 2009.

HENTGES, A.; MORAES, M. L. B.; BATALHA, E. R. C. A formação continuada e os mestrados profissionais na área do ensino: a pertinência dos produtos educacionais. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, v. 6, n. 14, p. 23-36, 2019. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3467/0. Acesso em: 5 ago. 2024.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R., FERNÁNDEZ COLLADO, C., BAPTISTA LUCIO, M. del P. Metodologia de Pesquisa. Tradução: Daisy Vaz de Moraes. 5 ed. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.

HUNTGES, A; MORAES, M. L. B; MOREIRA, M. I. G. Protótipo para avaliação da pertinência dos produtos educacionais desenvolvidos nos mestrados profissionais. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 1-6, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/811. Acesso em: 5 mar. 2024.

MENDONÇA, A. P. et al. O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional?: Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, p. e211422, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.2114.

MINAYO, M. C.de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

MINAYO, M. C. de S. et al. Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO, M. C. de S.; ASSIS, S. G. de; SOUZA, E. R. de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2005. p. 71-103.

PRIGOL, E. L.; BEHRENS, M. A. Teoria Fundamentada: metodologia aplicada na pesquisa em educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84611, 2019. Disponível em:https://www.scielo.br/j/edreal/a/rDDFsHvBCQyWKpthzPjMGzk/. Acesso em: 5 ago. 2024.

RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio Docência em Ciências, v. 5, n.2, Curitiba, p. 1-17, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657. Acesso em: 5 ago. 2024.

RÔÇAS, G.; MOREIRA, M. C. do A.; PEREIRA, M. V. “Esquece tudo o que te disse”: os mestrados profissionais da área de ensino e o que esperar de um doutorado profissional. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, Santo Ângelo, v. 8, n. 1. p. 59-74, 2018. Disponível em: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/ encitec/article/view/2624/1228. Acesso em: 5 ago. 2024.

ROMERA, V. L. M. M.; COSTA, V. A. D.; SACHS, J. P. D. Discussões acerca de critérios para avaliação da qualidade de produtos educacionais em artigos científicos nacionais das áreas de ensino e educação. Revista Processando o Saber. Praia Grande, v.16, p. 121-136, 2024. Disponível em:https://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/352. Acesso em: 5 ago. 2024.

SANTOS, T. S. Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social. Sociologias, Porto Alegre, n.22, p.120-156, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/yS4mhVPtxNsMVCPDTZThLpx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 ago. 2024.

WORLD BANK. Learning to realize Education’s promise. International Bank for Reconstruction and Development, 2018. Disponível em: https://www.worldbank.org/en/publication/wdr2018. Acesso em: 5 ago. 2024.

ZAIDAN, S.; REIS, D. A. F.; KAWASAKI, T. F. Produto educacional: desafio do mestrado profissional em educação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n. 35, p. 1–12, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i35.1707. Acesso em: 20 ago. 2024.

ZIHLMANN, K. F.; MAZZAIA, M. C. Aprimoramento da Ficha de Validação de Produtos Educacionais na pós-graduação profissional. Rev Bras Enferm. Vol. 75, n.2, p. 1-7, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/CYMd4RFRKKDvMhWrWTdnqvB/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 6 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-01

Métricas


Visualizações do artigo: 75     PDF downloads: 82

Como Citar

WEIRICH DA SILVA COELHO, Iandra Maria. Desenvolvimento e avaliação de produtos educacionais na pós-graduação profissional em Ensino: metodologias e desafios emergentes. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024039, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024039. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/82. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.