Iniciação Científica, Feiras de Ciências e o Letramento Científico
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025023Palavras-chave:
Letramento Científico, Pesquisa, Iniciação Científica, Feiras de CiênciasResumo
O Letramento Científico relaciona-se com a capacidade de um indivíduo em entender, explicar e solucionar fenômenos, fatos e processos fundamentada pelo conhecimento científico. Envolve o quanto uma pessoa compreende sobre ciência para fazer uma leitura crítica do mundo no qual está inserida. A atividade de pesquisa em uma instituição de ensino é fator fundamental que auxilia o desenvolvimento crítico e científico de um estudante, devendo ocorrer paralelamente às aulas, independentemente do nível de ensino. O presente trabalho tem como objetivo determinar a influência da experiência em projetos de pesquisa sobre os níveis de Letramento Científico dentre os estudantes do Ensino Superior do IFSP campus Registro. Por meio da aplicação de questionário, foi quantificada essa diferença entre os discentes com participação de projetos de Iniciação Científica e/ou Feiras de Ciências e não participação. Entre os resultados mais relevantes encontrados entre os participantes, destaca-se que entre os que tiveram contato prévio com iniciação científica, 51% classificam-se no nível 4 ou 5 do Letramento Científico, enquanto o índice cai para 33% entre aqueles que não tiveram essa experiência prévia.
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