Educação e Ciência: Reflexões sobre a Produção Científica no Residência Pedagógica de Biologia da UFS
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025005Palavras-chave:
Educação, formação docente, Política Pública, Programa de Residência PedagógicaResumo
As Instituições de Ensino Superior são as principais responsáveis pela produção de pesquisas no Brasil, as quais promovem a atualização do conhecimento e a construção de novos saberes. Para que esses resultados sejam amplamente disseminados, a divulgação científica torna-se fundamental, podendo ocorrer a partir de eventos científicos. A participação nesses eventos permite o compartilhamento de pesquisas realizadas ou em andamento e promove a troca de conhecimento entre pares. Um dos objetivos do Subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) é incentivar o registro das experiências vivenciadas pelos participantes, estimulando a produção científica. A partir dessa premissa, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar os resultados do incentivo à publicação e à participação em eventos científicos dos integrantes do Subprojeto de Biologia do PRP da UFS - Campus São Cristóvão, de 2018 a 2020. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 2 docentes orientadores e 4 preceptores, análise documental de relatórios de 24 residentes e dos anais dos eventos científicos. Foram identificados três eventos científicos com maior frequência de menção nas entrevistas e relatórios, resultando em 13 publicações, envolvendo 54,3% dos participantes dos três núcleos de Biologia, entre 2019 e 2020. Os resultados evidenciam o impacto positivo do incentivo à produção científica no PRP, especialmente pela colaboração entre docentes orientadores, preceptores e residentes. A pesquisa reforça a relevância da participação em eventos científicos como um meio eficaz de disseminação e fortalecimento do conhecimento acadêmico, especialmente quanto ao PRP.
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Referências
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