Educação e Ciência: Reflexões sobre a Produção Científica no Residência Pedagógica de Biologia da UFS

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025005

Palavras-chave:

Educação, formação docente, Política Pública, Programa de Residência Pedagógica

Resumo

As Instituições de Ensino Superior são as principais responsáveis pela produção de pesquisas no Brasil, as quais promovem a atualização do conhecimento e a construção de novos saberes. Para que esses resultados sejam amplamente disseminados, a divulgação científica torna-se fundamental, podendo ocorrer a partir de eventos científicos. A participação nesses eventos permite o compartilhamento de pesquisas realizadas ou em andamento e promove a troca de conhecimento entre pares. Um dos objetivos do Subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) é incentivar o registro das experiências vivenciadas pelos participantes, estimulando a produção científica. A partir dessa premissa, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar os resultados do incentivo à publicação e à participação em eventos científicos dos integrantes do Subprojeto de Biologia do PRP da UFS - Campus São Cristóvão, de 2018 a 2020. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 2 docentes orientadores e 4 preceptores, análise documental de relatórios de 24 residentes e dos anais dos eventos científicos. Foram identificados três eventos científicos com maior frequência de menção nas entrevistas e relatórios, resultando em 13 publicações, envolvendo 54,3% dos participantes dos três núcleos de Biologia, entre 2019 e 2020. Os resultados evidenciam o impacto positivo do incentivo à produção científica no PRP, especialmente pela colaboração entre docentes orientadores, preceptores e residentes. A pesquisa reforça a relevância da participação em eventos científicos como um meio eficaz de disseminação e fortalecimento do conhecimento acadêmico, especialmente quanto ao PRP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cíntia de Cássia Marcolan, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Educação pela UFS. Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa: Formação de educadores pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe - GEPEASE.

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação (PPGED-UFS-2017), mestre em Educação (PPGEduc-UFRRJ-2012), graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) (UFS- 2009). Desempenha pesquisas junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE-UFS), ao Projeto Sala Verde na UFS, ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS-UFRRJ) e ao Grupo de Estudos em Educação Científica (GEPEC-UFS), atuando nas áreas de Educação Ambiental, Formação de Professores, Metodologias Participativas, Metodologias para o Ensino de Ciências e Biologia. É professora do ensino superior efetiva do Departamento de Biologia da UFS e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - UFS. 

Marynara Costa Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Formação e Prática Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Educação pelo PPGED da UFS; Licenciada em Ciência Biológicas pela UFS; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE/CNPq); Tem interesse nas áreas de Formação de Educadores e Educação Ambiental

Referências

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, p. 10369, 1968.

BRASIL. Parecer CNE/CP 9/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Conselho Nacional de Educação. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf. Acesso em: 21 abr. 2025.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Conselho Nacional de Educação. 2002. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159261-rcp001-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 abr. 2025.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital CAPES 06/2018 - Programa de Residência Pedagógica - Resultado final da primeira e segunda etapas de seleção, publicado no D.O.U em 29/05/2018. 2018a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/29052018-resultado-final-edital-6-2018-residencia-pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório de Gestão 2019. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01072020_RELATORIO_GESTAO_PDF_F.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

CRUZ JUNIOR, Gilson. PÓS-VERDADE: A NOVA GUERRA CONTRA OS FATOS EM TEMPOS DE FAKE NEWS. ETD - Educação Temática Digital, v. 21, n. 1, p. 278-284, jan. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000100278&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 dez. 2024.

EVANGELISTA, Hávila Said Silva; NUNES, Célia Barros; SANTOS JUNIOR, Clovis Lisbôa dos. O Pibid como um espaço de formação do desenvolvimento profissional docente no ensino de Estatística. Revista Ensino em Debate, v. 4, p. e2024028, 2024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/41. Acesso em: 21 abr. 2025.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

LOPES, Kelly Mariana Morais; ALVES, Leonardo Alcântara. A importância da pesquisa científica nos cursos de formação inicial de professores de Ciências da Natureza e Matemática. Revista Ensino em Debate, v. 2, p. e2024021-e2024021, 2024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/51. Acesso em: 20 abr. 2025.

MARCOLAN, Cíntia de Cássia. Impactos do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial docente em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Editora Unijui, 2020.

SILVEIRA, Murilo Artur Araújo da; BUFREM, Leilah Santiago; CAREGNATO, Sonia Elisa. Scientific events, power relationships and practices of researchers. TransInformação, v. 27, n. 3, p. 199-208, 2015.

SLEUTJES, Maria Helena Silva Costa. Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, v. 33, n. 3, p. 99 - 101 1999.

SPIESS, Maiko Rafael; MATTEDI, Marcos Antonio. Eventos científicos: da Pirâmide Reputacional aos círculos persuasivos. Sociedade e Estado, v. 35, n. 02, p. 441-471, 2020.

Universidade Federal de Sergipe. Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas. Projeto Pedagógico De Curso. 2020. Disponível em: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/verProducao?idProducao=4158712&key=c14e6221be5087a72f12d73cdbc46ab8. Acesso em: 19 abr. 2025.

Universidade Federal de Sergipe. Projeto Institucional registrado na Plataforma Freire. [s.l.: s.n.], 2019a. (Manuscrito não publicado).

Universidade Federal de Sergipe. O Programa Residência Pedagógica e a Universidade Federal de Sergipe. 2019b. Disponível em: https://www.ufs.br/conteudo/63983-o-programa-residencia-pedagogica-e-a-universidade-federal-de-sergipe. Acesso em: 16 out. 2024.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Métricas


Visualizações do artigo: 30     PDF downloads: 11

Como Citar

MARCOLAN, Cíntia de Cássia; NEPOMUCENO, Aline Lima de Oliveira; SANTOS, Marynara Costa. Educação e Ciência: Reflexões sobre a Produção Científica no Residência Pedagógica de Biologia da UFS. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025005, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025005. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/106. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.