Conceitos de Mecânica Quântica para o Ensino Médio por meio de um jogo de tabuleiro

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024014

Palavras-chave:

ensino, mecânica quântica, jogo de tabuleiro

Resumo

O presente artigo traz um relato de experiência da aplicação de um produto educacional desenvolvido no programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade da utilização, no contexto da Educação Básica, do produto educacional, cujo elemento central é um jogo de tabuleiro. Intitulado Mundo Quântico, ele aborda conceitos introdutórios de Mecânica Quântica. Tanto a construção como a aplicação do produto e posterior análise de resultados foi baseada na Teoria dos Campos Conceituais de Gèrard Vergnaud. A partir da sua aplicação, foi possível constatar que a utilização do jogo nas aulas despertou o interesse dos estudantes em participar das atividades. Observou-se ainda que alguns estudantes mostraram compreender os conceitos quânticos apresentados no jogo, um indício da ocorrência de aprendizagem. Os resultados obtidos neste trabalho podem vir a contribuir para o desenvolvimento de futuras pesquisas que consistam na utilização de jogos no ensino de Física.

Palavras-chave: ensino; mecânica quântica; jogo de tabuleiro.

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Biografia do Autor

Wilton Souza Sampaio, State University of Vale do Acaraú

Mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Docente no Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil.

Diego Araujo Frota, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Sobral, Ceará, Brasil. Docente do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) – polo 56.

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Publicado

2024-05-31

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Como Citar

SAMPAIO, Wilton Souza; FROTA, Diego Araujo. Conceitos de Mecânica Quântica para o Ensino Médio por meio de um jogo de tabuleiro . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024014, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024014. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/36. Acesso em: 6 out. 2024.

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