Conceitos de Mecânica Quântica para o Ensino Médio por meio de um jogo de tabuleiro

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024014

Palavras-chave:

ensino, mecânica quântica, jogo de tabuleiro

Resumo

O presente artigo traz um relato de experiência da aplicação de um produto educacional desenvolvido no programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade da utilização, no contexto da Educação Básica, do produto educacional, cujo elemento central é um jogo de tabuleiro. Intitulado Mundo Quântico, ele aborda conceitos introdutórios de Mecânica Quântica. Tanto a construção como a aplicação do produto e posterior análise de resultados foi baseada na Teoria dos Campos Conceituais de Gèrard Vergnaud. A partir da sua aplicação, foi possível constatar que a utilização do jogo nas aulas despertou o interesse dos estudantes em participar das atividades. Observou-se ainda que alguns estudantes mostraram compreender os conceitos quânticos apresentados no jogo, um indício da ocorrência de aprendizagem. Os resultados obtidos neste trabalho podem vir a contribuir para o desenvolvimento de futuras pesquisas que consistam na utilização de jogos no ensino de Física.

Palavras-chave: ensino; mecânica quântica; jogo de tabuleiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wilton Souza Sampaio, State University of Vale do Acaraú

Mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Docente no Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil.

Diego Araujo Frota, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Sobral, Ceará, Brasil. Docente do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) – polo 56.

Referências

ALVES, D. M., DOS SANTOS CARNEIRO, R. Gamificação no ensino de matemática: uma proposta para o uso de jogos digitais nas aulas como motivadores da aprendizagem. Revista Docência e Cibercultura, 6(3), 146-164, 2022.

BECK, V. C.; SILVA, J. A. da. Invariantes operatórios de generalização algébrica mobilizados por crianças em uma situação de comutatividade na adição de números naturais. VIDYA, v. 40, n. 2, p. 299–314, 2020. 4

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações curriculares complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Mec/semtec. [S.l.], 2002. 2

DETERDING, S., DIXON, D., KHALED, R., NACKE, L. From game design elements to gamefulness: defining “gamification”. In Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments, p. 9-15, 2011.

GAULKE, A. M.; ROCHA, C. R. Invariantes operatórios em uma situação-problema clássica como base para a aprendizagem de conceitos de mecânica quântica. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 4021–4026, 2017. 6

HAMARI, J., KOIVISTO, J., SARSA, H. Does gamification work? A literature review of empirical studies on gamification. In 2014 47th Hawaii international conference on system sciences, p. 3025-3034. Ieee, 2014.

HOU, H. T. Diverse development and future challenges of game-based learning and gamified teaching research. Education Sciences, 13(4), 337, 2023.

MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jan./mar. 2002), p. 7-29, 2002. 3, 4

OLIVEIRA, M. B. de et al. O ensino híbrido no brasil após pandemia do covid-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 918–932, 2021. 7

OTERO, M. R.; ARLEGO, M.; PRODANOFF, F. Design, analysis and reformulation of a didactic sequence for teaching the special theory of relativity in high school. Revista Brasileira de Ensino de Física, SciELO Brasil, v. 37, n. 3, p. 3401–1, 2015. 5

SAILER, M., HOMNER, L . The gamification of learning: A meta-analysis. Educational Psychology Review, 32(1), 77-112, 2020.

SOUSA, C. M. S. G. d.; MOREIRA, M. A.; MATHEUS, T. A. M. A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação. 2005. 4, 5

VERGNAUD, G. et al. Teoria dos campos conceituais. Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro, p. 1–26, 1993. 3

Downloads

Publicado

2024-05-31

Métricas


Visualizações do artigo: 189     PDF downloads: 128

Como Citar

SAMPAIO, Wilton Souza; FROTA, Diego Araujo. Conceitos de Mecânica Quântica para o Ensino Médio por meio de um jogo de tabuleiro . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024014, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024014. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/36. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.