Conceitos de Mecânica Quântica para o Ensino Médio por meio de um jogo de tabuleiro
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024014Palavras-chave:
ensino, mecânica quântica, jogo de tabuleiroResumo
O presente artigo traz um relato de experiência da aplicação de um produto educacional desenvolvido no programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade da utilização, no contexto da Educação Básica, do produto educacional, cujo elemento central é um jogo de tabuleiro. Intitulado Mundo Quântico, ele aborda conceitos introdutórios de Mecânica Quântica. Tanto a construção como a aplicação do produto e posterior análise de resultados foi baseada na Teoria dos Campos Conceituais de Gèrard Vergnaud. A partir da sua aplicação, foi possível constatar que a utilização do jogo nas aulas despertou o interesse dos estudantes em participar das atividades. Observou-se ainda que alguns estudantes mostraram compreender os conceitos quânticos apresentados no jogo, um indício da ocorrência de aprendizagem. Os resultados obtidos neste trabalho podem vir a contribuir para o desenvolvimento de futuras pesquisas que consistam na utilização de jogos no ensino de Física.
Palavras-chave: ensino; mecânica quântica; jogo de tabuleiro.
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