A abordagem STEAM como proposta pedagógica interdisciplinar para aprendizagem matemática

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024016

Palavras-chave:

Abordagem STEAM, Educação Matemática, Interdisciplinaridade

Resumo

Nos últimos anos, o movimento pedagógico representado pelo acrônimo em língua inglesa de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) tem evidenciado forte potencial de inovação educacional. Neste artigo apresentamos a abordagem STEAM como proposta pedagógica interdisciplinar para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos na Educação Básica. Discorremos sobre a conceituação da abordagem, bem como seu histórico até sua aplicação na Matemática escolar, passando pelo Movimento da Matemática Moderna e a concepção STEM, até seu atual estágio. Com o objetivo de apresentar a abordagem STEAM para professores da Educação Básica, trazemos um conjunto de trabalhos publicados ao redor do mundo em que a STEAM foi utilizada para desenvolver conceitos matemáticos, seguido de relatos de experiências que desenvolvemos em nossas pesquisas. Por fim, apresentamos as considerações sobre os impactos da abordagem STEAM no ensino e na aprendizagem da Matemática, inclusive, atestando os ganhos para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, bem como práticas e socioemocionais.

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Biografia do Autor

Dennys Maia, UFRN

Pedagogo (Universidade Estadual do Ceará - UECE), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense - UFF), Mestre em Educação (UECE) e Doutor em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará - UFC). É Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), atuante no curso Técnico em Tecnologia da Informação (TTI), no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), na área de conhecimento Informática Educacional, no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), em que é coordenador, e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED). É líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN, onde coordena a Plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA - obama.imd.ufrn.br). É avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Editor-associado da Revista Brasileira e Informática na Educação (RBIE). Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) entre 2019-2022. Suas principais áreas de pesquisa e atuação são: Práticas pedagógicas inovadoras; Formação docente; Educação Matemática; Educação STEAM e Cultura Livre.

Raíza Soares, SEEC/RN

Mestra em Inovação em Tecnologias Educacionais pela UFRN. Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Roberia Lourenço, SEEC/RN

Mestra em Inovação em Tecnologias Educacionais pela UFRN. Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Lidiane Moura, SEEC/RN

Mestranda em Inovação em Tecnologias Educacionais pela UFRN. Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Referências

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Publicado

2024-06-08

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Como Citar

MAIA, Dennys; SOARES, Raíza; LOURENÇO, Roberia; MOURA, Lidiane. A abordagem STEAM como proposta pedagógica interdisciplinar para aprendizagem matemática. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024016, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024016. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/48. Acesso em: 24 nov. 2024.

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