Práticas Inclusivas na Perspectiva da Teoria da Objetivação: Contribuições para a Inclusão Educacional

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024037

Palavras-chave:

Práticas Inclusivas, Teoria da Objetivação, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O presente artigo apresenta uma prática pedagógica inclusiva, focada na implementação de uma Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA) para abordar o tema "Dia e Noite" com duas alunas com baixa visão. Baseado em uma pesquisa de doutorado que investigou o uso de Tecnologias Assistivas no apoio a alunos com deficiência, o estudo propôs uma atividade colaborativa utilizando um modelo experimental de baixo custo para simular o fenômeno do dia e da noite. A metodologia seguiu os princípios da Teoria da Objetivação, que enfatiza o trabalho conjunto entre alunos e professores, promovendo tanto o encontro com o saber (objetivação) quanto a transformação dos sujeitos (subjetivação). Por meio da interação verbal "ombro a ombro" e do uso de recursos acessíveis, as alunas passaram por um processo de inclusão, transformando-se de participantes silenciosas para agentes ativas no processo de aprendizagem. Os resultados indicam que práticas inclusivas podem ser organizadas de forma a promover tanto o encontro com o saber quanto a subjetivação dos sujeitos envolvidos, destacando o potencial da utilização da TO para a inclusão educacional.

Palavras-chave: Práticas Inclusivas; Teoria da Objetivação; Ensino e Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline Santos Vargas Plaça, UFAL

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Doutora em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GINPEC) e da Rede Internacional de Colaboração Acadêmica em Teoria da Objetivação (RICTO). Atua na área de Ensino de Física e Educação Especial, com trabalhos voltados para a aprendizagem de alunos surdos, baixa visão e cegos. Tem se dedicado atualmente em pesquisas utilizando a Teoria da Objetivação para o Ensino de Ciências. Atuou como assessora escolar na Coordenadoria Regional de Educação CGR Metropolitana da Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul. Atualmente está como professora visitante na Universidade Federal de Alagoas no Curso de Doutorado em Ensino RENOEN.

Shirley Takeco Gobara, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Fisica pela Universidade Federal de São Carlos (1980), fez mestrado em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), fez mestrado em Didactique Des Disciplines Scientifiques na Université Claude Bernarde-Lyon I (1996), o doutorado em Didactique Des Disciplines Scientifiques na Université Claude Bernard-Lyon I (1999) e o Pós-doutorado na Univresité Lumière Lyon2 (2010).  Professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vinculada ao Instituto de Física, foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências-curso de doutorado, no período de agosto de 2016 a julho de 2019. Atuou na graduação no curso de Licenciatura em Física (1989-2019). Atualmente está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (mestrado e doutorado). Desenvolve e orienta pesquisas, principalmente, nas seguintes linhas: ensino de física, formação de professores, informática educativa, ensino de Ciências e tecnologia assistiva aplicada à educação (surdos e cegos). 

Referências

ANJOS, E. S. dos; CONCEIÇÃO, N. M.; SILVA, A. D. C.; COUTO, M. E. S. Educação Alimentar e Matemática: uma Sequência Didática investigativa nos anos iniciais. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024029, 2024.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília. Diário Oficial de 07 de julho de 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da solidariedade. Paz & Terra, 2016.

GOBARA, S. T.; SILVA, R. C. ; PLACA, J. S. V. . A Teoria da Objetivação: novas perspectivas para o ensino e aprendizagem de Física. Revista EDUCAmazônia – Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 23, p. 47-69, 2019.

GOBARA, S., RADFORD, L., & de OLIVEIRA, M. Contribuições da teoria da objetivação para o ensino e aprendizagem de temáticas ambientais para os anos iniciais do ensino fundamental. Ciência Geográfica, v. 24, n. 4, 1705-1726, 2020.

PLAÇA, J.S. V.; GOBARA, S.T. Situação das salas de recursos multifuncionais no município de Campo Grande após dez anos do programa de implantação. In: XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Universidade Estadual de São Paulo/Marília, 2018.

PLAÇA, J.S.V.; GOBARA, S. T.; RADFORD, L. Tecnologia Assistiva como Artefato Cultural Tecnológico para Aprendizagem de Alunos com Baixa Visão. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021.

RADFORD, L. Methodological Aspects of the Theory of Objectification. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8(18), p. 547-567, 2015.

RADFORD, L. Saber y conocimiento desde la perspectiva de la Teoría de la Objetivación. In: D’AMORE, B., & RADFORD, L. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. Bogotá, Colombia: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 192 p, 2017.

RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da Matemática (B. Morey, & S. Takeco Gobara, trad.). Livraria da Física, 2021.

SILVA, V. M. da; LAUTERT, S. L.; UTSUMI, M. Conceituação e aplicação do conceito de equidade por professores do Ensino Fundamental. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024027, 2024.

VARGAS-PLAÇA, J. S. O uso de tecnologia assistiva como artefato cultural no atendimento educacional especializado para alunos cegos ou baixa visão. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2020.

VARGAS-PLAÇA, J. S., & RADFORD, L. Teoria da objetivação: um foco na produção de subjetividades. Revista Venezolana de Investigación en Educación Matemática (REVIEM), 3(3), 2023.

VYGOTSKY, L. S. The problem of the cultural development of the child. Journal of Genetic Psychology, 36, 415-434, 1929.

XIMENES, F. A.; GOBARA, S. T.; RADFORD, L. O estudo da temática piracema na perspectiva da teoria da objetivação. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 110-131, 2020.

Downloads

Publicado

2024-10-22

Métricas


Visualizações do artigo: 39     PDF downloads: 24

Como Citar

VARGAS PLAÇA, Jaqueline Santos; GOBARA, Shirley Takeco. Práticas Inclusivas na Perspectiva da Teoria da Objetivação: Contribuições para a Inclusão Educacional. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024037, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024037. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/60. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.