Práticas Inclusivas na Perspectiva da Teoria da Objetivação: Contribuições para a Inclusão Educacional
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024037Palavras-chave:
Práticas Inclusivas, Teoria da Objetivação, Ensino e AprendizagemResumo
O presente artigo apresenta uma prática pedagógica inclusiva, focada na implementação de uma Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA) para abordar o tema "Dia e Noite" com duas alunas com baixa visão. Baseado em uma pesquisa de doutorado que investigou o uso de Tecnologias Assistivas no apoio a alunos com deficiência, o estudo propôs uma atividade colaborativa utilizando um modelo experimental de baixo custo para simular o fenômeno do dia e da noite. A metodologia seguiu os princípios da Teoria da Objetivação, que enfatiza o trabalho conjunto entre alunos e professores, promovendo tanto o encontro com o saber (objetivação) quanto a transformação dos sujeitos (subjetivação). Por meio da interação verbal "ombro a ombro" e do uso de recursos acessíveis, as alunas passaram por um processo de inclusão, transformando-se de participantes silenciosas para agentes ativas no processo de aprendizagem. Os resultados indicam que práticas inclusivas podem ser organizadas de forma a promover tanto o encontro com o saber quanto a subjetivação dos sujeitos envolvidos, destacando o potencial da utilização da TO para a inclusão educacional.
Palavras-chave: Práticas Inclusivas; Teoria da Objetivação; Ensino e Aprendizagem.
Downloads
Métricas
Referências
ANJOS, E. S. dos; CONCEIÇÃO, N. M.; SILVA, A. D. C.; COUTO, M. E. S. Educação Alimentar e Matemática: uma Sequência Didática investigativa nos anos iniciais. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024029, 2024.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília. Diário Oficial de 07 de julho de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da solidariedade. Paz & Terra, 2016.
GOBARA, S. T.; SILVA, R. C. ; PLACA, J. S. V. . A Teoria da Objetivação: novas perspectivas para o ensino e aprendizagem de Física. Revista EDUCAmazônia – Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 23, p. 47-69, 2019.
GOBARA, S., RADFORD, L., & de OLIVEIRA, M. Contribuições da teoria da objetivação para o ensino e aprendizagem de temáticas ambientais para os anos iniciais do ensino fundamental. Ciência Geográfica, v. 24, n. 4, 1705-1726, 2020.
PLAÇA, J.S. V.; GOBARA, S.T. Situação das salas de recursos multifuncionais no município de Campo Grande após dez anos do programa de implantação. In: XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Universidade Estadual de São Paulo/Marília, 2018.
PLAÇA, J.S.V.; GOBARA, S. T.; RADFORD, L. Tecnologia Assistiva como Artefato Cultural Tecnológico para Aprendizagem de Alunos com Baixa Visão. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021.
RADFORD, L. Methodological Aspects of the Theory of Objectification. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8(18), p. 547-567, 2015.
RADFORD, L. Saber y conocimiento desde la perspectiva de la Teoría de la Objetivación. In: D’AMORE, B., & RADFORD, L. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. Bogotá, Colombia: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 192 p, 2017.
RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da Matemática (B. Morey, & S. Takeco Gobara, trad.). Livraria da Física, 2021.
SILVA, V. M. da; LAUTERT, S. L.; UTSUMI, M. Conceituação e aplicação do conceito de equidade por professores do Ensino Fundamental. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024027, 2024.
VARGAS-PLAÇA, J. S. O uso de tecnologia assistiva como artefato cultural no atendimento educacional especializado para alunos cegos ou baixa visão. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2020.
VARGAS-PLAÇA, J. S., & RADFORD, L. Teoria da objetivação: um foco na produção de subjetividades. Revista Venezolana de Investigación en Educación Matemática (REVIEM), 3(3), 2023.
VYGOTSKY, L. S. The problem of the cultural development of the child. Journal of Genetic Psychology, 36, 415-434, 1929.
XIMENES, F. A.; GOBARA, S. T.; RADFORD, L. O estudo da temática piracema na perspectiva da teoria da objetivação. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 110-131, 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 55 PDF downloads: 30