Práticas Inclusivas na Perspectiva da Teoria da Objetivação: Contribuições para a Inclusão Educacional
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024037Palavras-chave:
Práticas Inclusivas, Teoria da Objetivação, Ensino e AprendizagemResumo
O presente artigo apresenta uma prática pedagógica inclusiva, focada na implementação de uma Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA) para abordar o tema "Dia e Noite" com duas alunas com baixa visão. Baseado em uma pesquisa de doutorado que investigou o uso de Tecnologias Assistivas no apoio a alunos com deficiência, o estudo propôs uma atividade colaborativa utilizando um modelo experimental de baixo custo para simular o fenômeno do dia e da noite. A metodologia seguiu os princípios da Teoria da Objetivação, que enfatiza o trabalho conjunto entre alunos e professores, promovendo tanto o encontro com o saber (objetivação) quanto a transformação dos sujeitos (subjetivação). Por meio da interação verbal "ombro a ombro" e do uso de recursos acessíveis, as alunas passaram por um processo de inclusão, transformando-se de participantes silenciosas para agentes ativas no processo de aprendizagem. Os resultados indicam que práticas inclusivas podem ser organizadas de forma a promover tanto o encontro com o saber quanto a subjetivação dos sujeitos envolvidos, destacando o potencial da utilização da TO para a inclusão educacional.
Palavras-chave: Práticas Inclusivas; Teoria da Objetivação; Ensino e Aprendizagem.
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