Editorial: a Rede de Educação Matemática (REM-Ne) e as articulações entre teorias, formação docente e práticas pedagógicas

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v4.e202432

Palavras-chave:

REM-Ne, Educação Matemática, Ensino de Matemática, Formação de Professores

Resumo

Este editorial destaca a contribuição da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-Ne) para a formação docente e para práticas pedagógicas no Ensino de Matemática. Composta por pesquisadores de 11 universidades brasileiras, a REM-Ne promove a integração entre teoria e prática, com foco em ações na Educação Básica. Os artigos abordam temas como gamificação, ensino de estatística, Educação alimentar, interdisciplinaridade e equidade, mostrando como essas abordagens e temas podem contribuir para o ensino de Matemática e para a formação de professores. A edição reflete a importância de conectar a pesquisa acadêmica com as realidades escolares, promovendo uma Educação contextualizada e significativa.

Palavras-chave: REM-Ne; Educação Matemática; Ensino de Matemática; Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Rio Paraguassu, 664, Goes Calmon, Itabuna, Bahia, Brasil 45605-365. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6156-1205 . Lattes: http://lattes.cnpq.br/7240586669577145.

E-mail: eurivalda@uesc.br.

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em  Educação  pela  Universidade  Federal do  Ceará  (UFC),  Professora  da  UFC,  vinculada  ao  Departamento  de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC (PPGE/UFC) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE (PGECM/IFCE). Líder do Grupo de   Pesquisa   e   Produção   Colaborativa   de   Mídias   Digitais   e   Aprendizagem   da   Matemática   (PROMIDIA); Endereço   para correspondência: Av. Senador Fernandes Távora, 101, apto 322, Bloco F, Jóquei Clube, Fortaleza, CE, Brasil. CEP: 60.510-111. ORCID:https://orcid.org/0000-0002-6530-4860 Lattes:http://lattes.cnpq.br/2525374702919730 E-mail:juscileide@virtual.ufc.br

Joserlene Lima Pinheiro, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Redenção, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida da Abolição, 3, Centro, Redenção, Ceará, Brasil, CEP: 62.790-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0075-0402. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0550110355199189.

E-mail: lenopinheiro@unilab.edu.br

Referências

Não se aplica.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Métricas


Visualizações do artigo: 89     PDF downloads: 59

Como Citar

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; CASTRO, Juscileide Braga de; PINHEIRO, Joserlene Lima. Editorial: a Rede de Educação Matemática (REM-Ne) e as articulações entre teorias, formação docente e práticas pedagógicas. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e202432, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e202432. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/69. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)