Tarefas Matemáticas e a formação para a docência em Matemática no Ensino Médio

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v1.e2023003

Palavras-chave:

Tarefas Matemáticas, Projeções cartográficas, Distorções, Investigação, Geometria

Resumo

No segundo semestre de 2022, na disciplina de Geometria para o Ensino II, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Brasília, cinco licenciandos colaboraram com o objetivo de desenvolver uma Tarefa Matemática (TM) relacionada à deformação de ângulos e áreas em projeções cartográficas. Após o estudo teórico sobre Tarefas Matemáticas, o grupo aprimorou a TM por meio de apresentações e debates coletivos na disciplina. Esse processo também envolveu análise conceitual, simulação do desenvolvimento da TM em sala de aula e planejamento para antecipar os possíveis desafios dos alunos. A TM foi desenvolvida em uma turma de 3º ano do Ensino Médio Técnico Integrado ao Meio Ambiente no Instituto Federal de Brasília, Campus Estrutural. Os resultados revelaram que os alunos do ensino médio enfrentaram dificuldades em associar as observações do experimento aos conceitos de distorção, tangência e projeção. Ao longo do processo de construção, validação, desenvolvimento e avaliação da TM, os licenciandos reconheceram a importância do cuidado no planejamento e preparação de ações de ensino de matemática, especialmente quando se busca uma maior interação dos alunos com os conceitos e sua aplicação na realidade.   

Palavras-chave: Tarefa Matemática; Projeções cartográficas; Distorções; Investigação; Geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduarda do Carmo Milhomen, Universidade de Brasília

Pós-graduanda em Metodologias de Ensino em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) e Graduada em Licenciatura em Matemática Universidade de Brasília.

Maria Eduarda Domience Bomfim, Universidade de Brasília

Pós-graduanda em Metodologias de Ensino em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) e Graduada em Licenciatura em Matemática Universidade de Brasília

Daniela Maria de Andrade, Universidade de Brasília

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB)

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Matemática (1995) e Especialização em Matemática (1998) pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação (2002), Doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília e Pós-doutorado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (2021) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência profissional: 1) na Educação Básica como docente de matemática e coordenadora de área em instituições de ensino públicas e particulares; 2) no Ensino Superior como docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática;3) na pós-graduação como docente dos cursos de Especialização em Educação Matemática e Psicopedagogia; coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática; Docente e orientadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT);4) na Educação à Distância como tutora, formadora e autora de material didático para a formação continuada de professores que ensinam matemática (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais; Ensino Médio) e alfabetizadores de Jovens e Adultos; Atuou como primeira secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão 2010-2013); Atuou como Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Distrito Federal (Gestão 2014-2017). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília(UnB); Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática (LEMAT); Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Exatas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMat/IE/UnB); Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (UnB); Líder do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da UnB (GIEM); Membro do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (ÁBACO/FE/UnB)

Referências

BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C.; LUCCI, E. A. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em: <https://educacaobasica.editorasaraiva.com.br/pnld/edital/pnld-2018/obra/1477936/>. Acesso em 25 out. 2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CAMPOS, A. C. Projeções Cartográficas: classificação e características. In: CAMPOS, A. C. Cartografia Básica. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2007. Disponível em: <https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/11201604042012Cartografia_Basica_Aula_11.pdf> Acesso em: 25 out. 2023.

CYRINO, M. C. C. T., JESUS, C. C de. Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática. Ciência educ., Bauru, v. 20, n. 03, p. 751-764, set. 2014. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 out. 2023.

DISTRITO FEDERAL, Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio. Brasília, 2021. 1ª Edição.

FIROWSKI, H. Projeções Cartográficas: Fundamentos. In: VIEIRA, A. J. B. et al. Cartografia. Curitiba/PR: UFPR, v. 121, 2004. p. 9-15. Disponível em: <https://docs.ufpr.br/~aberutti/recursos_didaticos/textos/cartografia_apostila.pdf> Acesso em: 25 out. 2023.

PONTE, J. P. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, J. P. da (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 13-27.

PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular, 2005. Lisboa: APM. p.11-34

ROSSA, E.; ESTEVAM, E. Caracterizando tarefas matemáticas de natureza exploratória. Revista Insignare Scientia - RIS, [s. l.], v. 5, n. 5, p. 286-300, 22 dez. 2022.

SZCZPANSKI, K.; GREBOT, G. O estudo da esfera através da sua construção. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7. 2013, Montevidéu. Anais [...]. Montevidéu, 2013.

ZANON, L. S. Projeções Cartográficas: Uma experiência no Livro Aberto de Matemática e na formação continuada de professores. 2022. 74 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/24582> Acesso em: 25 out. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Métricas


Visualizações do artigo: 392     PDF downloads: 106

Como Citar

MILHOMEN, Eduarda do Carmo; BOMFIM, Maria Eduarda Domience; ANDRADE, Daniela Maria de; PINA NEVES, Regina da Silva. Tarefas Matemáticas e a formação para a docência em Matemática no Ensino Médio . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 1, p. e2023003, 2023. DOI: 10.21439/2965-6753.v1.e2023003. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/8. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.