A prática na formação docente: contribuições do Programa Residência Pedagógica, núcleo Geografia IFCE (campus Quixadá)
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025006Palavras-chave:
Formação de professores, Prática docente, EnsinoResumo
Tendo em vista que a formação de professores permanece como uma temática relevante, o presente trabalho busca discutir a prática na formação docente, com foco nas experiencias proporcionadas por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP) – núcleo Geografia IFCE (campus Quixadá). Caracterizando a formação e a importância da relação teoria e prática dentro deste processo, descrevendo o Programa Residência Pedagógica (PRP) e suas principais contribuições para a formação do(a) professor(a) de geografia. Classificada como uma pesquisa de natureza básica e de abordagem qualitativa, onde foi possível constatar que as vivencias práticas, proporcionadas pelo programa, constituíram-se como um elemento fundamental na formação de novos professores ao permitirem um contato direto com a profissão assim como um aperfeiçoamento contínuo através da ação e reflexão sobre a prática. Contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e aptos aos desafios da sala de aula.
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