A prática na formação docente: contribuições do Programa Residência Pedagógica, núcleo Geografia IFCE (campus Quixadá)

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025006

Palavras-chave:

Formação de professores, Prática docente, Ensino

Resumo

Tendo em vista que a formação de professores permanece como uma temática relevante, o presente trabalho busca discutir a prática na formação docente, com foco nas experiencias proporcionadas por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP) – núcleo Geografia IFCE (campus Quixadá). Caracterizando a formação e a importância da relação teoria e prática dentro deste processo, descrevendo o Programa Residência Pedagógica (PRP) e suas principais contribuições para a formação do(a) professor(a) de geografia. Classificada como uma pesquisa de natureza básica e de abordagem qualitativa, onde foi possível constatar que as vivencias práticas, proporcionadas pelo programa, constituíram-se como um elemento fundamental na formação de novos professores ao permitirem um contato direto com a profissão assim como um aperfeiçoamento contínuo através da ação e reflexão sobre a prática. Contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e aptos aos desafios da sala de aula.

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Biografia do Autor

João Nilton Alves de Oliveira Filho, IFCE

Graduando em licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Quixadá. Atuou como bolsista do Programa Residência Pedagógica entre 2022-2024.

Camila Freire Sampaio, IFCE

Doutora, Mestra, Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. É professora do Instituto Federal do Ceará - IFCE, onde atua no curso de Licenciatura em Geografia desde 2017, ministrando aulas na área de Ensino de Geografia e estágios curriculares supervisionados. Desenvolve pesquisas com ênfase em: Formação de professores de Geografia, Profissionalização e Trabalho Docente, Ensino de Geografia, Educação Geográfica e Gênero. Atualmente é coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Coordena o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia - LEPEG. Atuou como docente orientadora no Programa Residência Pedagógica durante as edições de 2020-2022 e 2022-2024.

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2025-04-09

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Como Citar

OLIVEIRA FILHO, João Nilton Alves de; SAMPAIO, Camila Freire. A prática na formação docente: contribuições do Programa Residência Pedagógica, núcleo Geografia IFCE (campus Quixadá). Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025006, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025006. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/110. Acesso em: 18 maio. 2025.

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