Lives Como Estratégia Para Promover Interação No Ensino Remoto Emergencial Em Matemática
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025027Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica, Ensino Remoto Emergencial, Live, Interação, Educação MatemáticaResumo
Este trabalho é resultado das ações que foram desenvolvidas no Programa da Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Santa Cruz. No período de pandemia, as ações do PRP estavam acontecendo em uma escola municipal, localizada em uma cidade do Sul da Bahia durante o ensino remoto de emergência, o qual foi introduzido no nosso cotidiano de forma abrupta, com pouca preparação e sem políticas públicas voltadas a esse novo contexto de ensino. Nesse sentido, temos como objetivo analisar dentro de uma live, os elementos que possibilitam dar suporte à interação com o estudante nas ações do ensino remoto emergencial. Para isso, aportamo-nos nas ideias de Neves (2020) no que diz respeito a trabalhar com educação matemática com o apoio do audiovisual e Paiano (2007) com os ideais de interação dentro de ambientes virtuais. Foi feita uma análise qualitativa dos momentos da live, juntamente com os dados associados a ela, como o chat, transcrição da live e os desafios matemáticos. O resultado da pesquisa revela que elementos como: desafios matemáticos com conceitos visuais e uma apresentação dinâmica por parte dos residentes é capaz de gerar uma grande interação com os estudantes. Pode-se concluir que a utilização da live como ferramenta para obter interação dentro do ensino remoto emergencial é de grande proveito.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Edital nº 1/2020 – Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF: CAPES, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 15 abr. 2025.
BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem [livro eletrônico]. Tradução de João Mattar. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. (Coleção Tecnologia Educacional; 8). Disponível em: <https://encr.pw/LXiLB>. Acesso em: 15 abr. 2025.
CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 27–37, 2020. Disponível em: <https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924>. Acesso em: 15 abr. 2025.
FERREIRA, D. B.; SOUZA, D. C.; CASTRO FILHO, J. A.; CASTRO, J. B. Gamificação no ensino de Matemática: análise das contribuições do Recurso Educacional Digital “Ilha das Operações” para a aprendizagem. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024025, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024025. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/38. Acesso em: 19 abr. 2025.
HODGES, C. B. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, v. 27, n. 1, p. 1–9, 2020. Disponível em:<https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 15 abr. 2025.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MORAN, J. M.; VALENTE, J. A. Educação a distância. São Paulo: Summus Editorial, 2015.
MÜLLER, L. S. A interação professor-aluno no processo educativo. Integração ensino-pesquisa-extensão, v. 8, n. 21, p. 276-280, 2002. Disponível em:<https://www.cursosavante.com.br/cursos/curso284/conteudo8677.pdf> Acesso em: 15 abr. 2025.
NEVES, L. X.; SILVA, W. H. M.; BORBA, M. C.; NAITZKI, B. I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: Uma Classificação. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 06–16, 2020. DOI: 10.17921/2176-5634.2020v13n1p06-16. Disponível em: <https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/7245>. Acesso em: 15 abr. 2025.
PAIANO, V. C. Investigando Ferramentas Síncronas e Assíncronas na Interação em Educação a Distância. 2007. 112 p. Dissertação de Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação em Educação a Distância, Universidade Norte do Paraná e Universidade Federal do Ceará, Londrina, 2007.
RECH, G. Z.; PESCADOR, C. M. Ensino remoto em tempos de pandemia: COVID-19 suas implicações na interação professor-estudante - uma perspectiva freireana. Revista Ibero Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 2, p. 1264–1278, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.16075. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16075>. Acesso em: 15 abr. 2025.
SILVA, F. M. S. S.; MELONIO, P. A. C.; LIMA, D. G. P.; NETO, V. S. M.; PORTO, I. M. R. A mediação das Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática durante o período pandêmico. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025001, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025001. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/66. Acesso em: 19 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 60 PDF downloads: 15