Lives Como Estratégia Para Promover Interação No Ensino Remoto Emergencial Em Matemática

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025027

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Ensino Remoto Emergencial, Live, Interação, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho é resultado das ações que foram desenvolvidas no Programa da Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Santa Cruz. No período de pandemia, as ações do PRP estavam acontecendo em uma escola municipal, localizada em uma cidade do Sul da Bahia durante o ensino remoto de emergência, o qual foi introduzido no nosso cotidiano de forma abrupta, com pouca preparação e sem políticas públicas voltadas a esse novo contexto de ensino. Nesse sentido, temos como objetivo analisar dentro de uma live, os elementos que possibilitam dar suporte à interação com o estudante nas ações do ensino remoto emergencial. Para isso, aportamo-nos nas ideias de Neves (2020) no que diz respeito a trabalhar com educação matemática com o apoio do audiovisual e Paiano (2007) com os ideais de interação dentro de ambientes virtuais. Foi feita uma análise qualitativa dos momentos da live, juntamente com os dados associados a ela, como o chat, transcrição da live e os desafios matemáticos. O resultado da pesquisa revela que elementos como: desafios matemáticos com conceitos visuais e uma apresentação dinâmica por parte dos residentes é capaz de gerar uma grande interação com os estudantes. Pode-se concluir que a utilização da live como ferramenta para obter interação dentro do ensino remoto emergencial é de grande proveito.

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Biografia do Autor

Alexadre da Silva Souza, UESC

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil. Rua Rui Barbosa, 101, Centro, Iguaí, Bahia, Brasil, 45280-000.

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, UESC

Dra em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Rio Paraguassu, 664, Goes Calmon, Itabuna, Bahia, Brasil 45605-365.

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Publicado

2025-05-28

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Como Citar

DA SILVA SOUZA, Alexadre; RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA, Eurivalda. Lives Como Estratégia Para Promover Interação No Ensino Remoto Emergencial Em Matemática. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025027, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025027. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/116. Acesso em: 8 jun. 2025.

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