Violência na Escola e Educação em Direitos Humanos: O que revelam as pesquisas brasileiras (2012-2022)?

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025034

Palavras-chave:

Violência na Escola, Educação em Direitos Humanos, Cultura de Paz

Resumo

Este estudo se configura como de Revisão Sistemática da Literatura (RSL), de caráter qualitativo. O objetivo é analisar como as dissertações e teses defendidas entre 2012 e 2022 abordam a interface entre a violência nas escolas e a Educação em Direitos Humanos, considerando esta última como uma estratégia para mitigar a violência no ambiente escolar. O corpus de análise foi constituído por oito (08) estudos, sendo sete (07) dissertações e uma (01) tese, publicados no período de 2012 a 2022, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A seleção da base escolhida se deu em função de que ela reúne estudos do objeto pesquisado, além de dispor de respaldo científico, reconhecimento e confiabilidade nas informações disponibilizadas. Os estudos analisados, em sua maioria, abrangeram estados das regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil. A organização dos dados foi fundamentada nos preceitos da análise de conteúdo (Bardin, 1977). Como resultados, espera-se que este estudo contribua para a compreensão do estado atual do interesse acadêmico pelo tema, indicando tendências, lacunas e possibilidades de aprofundamento, além de oferecer subsídios para investigações futuras e práticas educacionais voltadas à promoção de uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos nas escolas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Ferreira, UESB

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Itapetinga (2021). É membro do grupo Rede de Pesquisa Representações, Discursos e Violência na Escola (UESB). Linhas de atuação em pesquisa: Violência na Escola; Ensino, linguagens e diversidades.

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutorado em Antropologia Social e Doutorado em Educação (UFBA). Docente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ensino (RENOEN), Mestrado em Ensino (PPGEN), Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e Pedagogia (UESB). Coordena a Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq).

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Publicado

2025-09-02

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Como Citar

FERREIRA, Ana Paula; FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade. Violência na Escola e Educação em Direitos Humanos: O que revelam as pesquisas brasileiras (2012-2022)?. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025034, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025034. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/146. Acesso em: 7 nov. 2025.

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