Trajetória de Acácio Lima de Freitas educador matemático da região do Vale do Jaguaribe cearense

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024040

Palavras-chave:

Acácio Lima de Freitas, Limoeiro do Norte, Licenciatura em Matemática, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, Ensino de Matemática

Resumo

O professor Acácio Lima de Freitas, é docente do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM. Dada a relevância e história desse professor, este estudo dedica-se a apresentar uma biografia de Acácio Lima de Freitas, com foco nas suas experiências e percepções como professor de matemática no cenário cearense. Para tanto, a pesquisa tem abordagem qualitativa e tem como método a História Oral. Dentre outras informações, o estudo revela que Acácio, assim como muitos cearenses, viveu em uma família com raízes no campo. Relata que o acesso ao conhecimento foi sempre dificultoso, devido principalmente às condições financeiras da família. Contudo, ele conta que, a partir do momento em que começou a trabalhar em ambientes escolares, logo começou a comprar livros e, assim, a endossar a sua sede por conhecimento. Já como professor, destaca que um dos desafios, foi superar as lacunas de cunho didático e metodológico, as quais eram fruto das suas experiências desde a Educação Básica, visto no momento o ensino ainda era regido por uma abordagem tradicional, onde o professor era o detentor do saber e os estudantes deveriam apenas aprender passivamente.

Palavras-chave: Acácio Lima de Freitas; Limoeiro do Norte; Licenciatura em Matemática; Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos; Ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wanderley de Oliveira Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (2011), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Doutorado em Matemática pela Universidae Federal do Ceará (2018). Sua área de estudo é Geometria Diferencial. Atualmente é Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, centro da Universidade Estadual do Ceará.

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos  (FAFIDAM), Limoeiro  do  Norte,  Ceará,  Brasil.  Endereço  para  correspondência:  Rua Francisco  Remigio, 287, Ap-101, Centro, Limoeiro   do    Norte, Ceará, Brasil, CEP: 62.930-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9296-8200.    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8974341675195397.E-mail: wagneruece.oliveira@uece.br.

Referências

ALBERTI, V. Histórias dentro da história. In: PINSKY, C. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special?. Journal of Teacher Education. 59.5, 389-407, 2008.

CARDOSO, E. J.; ZUIN, E. S. L.CO 66: Equações quadráticas nos livros didáticos de Matemática: ainda “Fórmula de Bhaskara”?.In: XI Seminário Nacional de História da Matemática, 2015, Natal/RN. Anais XI SNHM. Natal/RN: SBHMat, 2015.

CARDOSO, M. B.; BARRETO, M. C.; PINHEIRO, J. L. Conhecimentos matemáticos para o ensino: um olhar para o conceito de função na perspectiva docente. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024011, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024011. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/31. Acesso em: 12 nov. 2024.

CHAVES, L. M.; OLIVEIRA, F. W. S. Atividade envolvendo uma relação trigonométrica para alunos do Ensino Médio a partir do quadrante náutico. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024013, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024013. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/22. Acesso em: 12 nov. 2024.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CUNHA, J. da; AMARAL, H. T.; YANO, V. A.; MACHADO, N. S. Aprendendo a conviver, livro 2 : bullying e violência nas escolas. Curitiba : Ed. NEAB-UFPR, 2018.

GONÇALO, V. L. S.et al. Análise de livros didáticos de matemática do 8º ano do ensino fundamental: um olhar para a abordagem histórica da matemática. Anais do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2015. Disponível em: http://www.pe.senac.br/ascom/congresso/anais/2015/arquivos/pdf/comunicacao-oral. Acesso em: 04 novembro de 2016.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: S. Lorenzato (Org.), O laboratório de ensino de matemática na formação de professores (pp. 3-37). Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

OLIVEIRA, F. W. S.; SOUSA, A. C. G. de. O LIVRO DIDÁTICO E A HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 16–27, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/21. Acesso em: 12 nov. 2024.

PEREIRA, A. C. C.; SANTOS, J. N. dos; PINHEIRO, A. C. M. Prática de Laboratório de Matemática: concepções de licenciandos na construção de saberes docentes. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-17, 1 set. 2022.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014.

TURRIONI, A. M. S. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

VICENTINI, P. P; LUGLI, R. G. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca básica da história da educação brasileira).

Downloads

Publicado

2024-11-18

Métricas


Visualizações do artigo: 37     PDF downloads: 23

Como Citar

PEREIRA, Wanderley de Oliveira; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Trajetória de Acácio Lima de Freitas educador matemático da região do Vale do Jaguaribe cearense. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024040, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024040. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/64. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.