Trajetória de Acácio Lima de Freitas educador matemático da região do Vale do Jaguaribe cearense
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024040Palavras-chave:
Acácio Lima de Freitas, Limoeiro do Norte, Licenciatura em Matemática, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, Ensino de MatemáticaResumo
O professor Acácio Lima de Freitas, é docente do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM. Dada a relevância e história desse professor, este estudo dedica-se a apresentar uma biografia de Acácio Lima de Freitas, com foco nas suas experiências e percepções como professor de matemática no cenário cearense. Para tanto, a pesquisa tem abordagem qualitativa e tem como método a História Oral. Dentre outras informações, o estudo revela que Acácio, assim como muitos cearenses, viveu em uma família com raízes no campo. Relata que o acesso ao conhecimento foi sempre dificultoso, devido principalmente às condições financeiras da família. Contudo, ele conta que, a partir do momento em que começou a trabalhar em ambientes escolares, logo começou a comprar livros e, assim, a endossar a sua sede por conhecimento. Já como professor, destaca que um dos desafios, foi superar as lacunas de cunho didático e metodológico, as quais eram fruto das suas experiências desde a Educação Básica, visto no momento o ensino ainda era regido por uma abordagem tradicional, onde o professor era o detentor do saber e os estudantes deveriam apenas aprender passivamente.
Palavras-chave: Acácio Lima de Freitas; Limoeiro do Norte; Licenciatura em Matemática; Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos; Ensino de Matemática.
Downloads
Métricas
Referências
ALBERTI, V. Histórias dentro da história. In: PINSKY, C. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special?. Journal of Teacher Education. 59.5, 389-407, 2008.
CARDOSO, E. J.; ZUIN, E. S. L.CO 66: Equações quadráticas nos livros didáticos de Matemática: ainda “Fórmula de Bhaskara”?.In: XI Seminário Nacional de História da Matemática, 2015, Natal/RN. Anais XI SNHM. Natal/RN: SBHMat, 2015.
CARDOSO, M. B.; BARRETO, M. C.; PINHEIRO, J. L. Conhecimentos matemáticos para o ensino: um olhar para o conceito de função na perspectiva docente. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024011, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024011. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/31. Acesso em: 12 nov. 2024.
CHAVES, L. M.; OLIVEIRA, F. W. S. Atividade envolvendo uma relação trigonométrica para alunos do Ensino Médio a partir do quadrante náutico. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024013, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024013. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/22. Acesso em: 12 nov. 2024.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CUNHA, J. da; AMARAL, H. T.; YANO, V. A.; MACHADO, N. S. Aprendendo a conviver, livro 2 : bullying e violência nas escolas. Curitiba : Ed. NEAB-UFPR, 2018.
GONÇALO, V. L. S.et al. Análise de livros didáticos de matemática do 8º ano do ensino fundamental: um olhar para a abordagem histórica da matemática. Anais do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2015. Disponível em: http://www.pe.senac.br/ascom/congresso/anais/2015/arquivos/pdf/comunicacao-oral. Acesso em: 04 novembro de 2016.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: S. Lorenzato (Org.), O laboratório de ensino de matemática na formação de professores (pp. 3-37). Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
OLIVEIRA, F. W. S.; SOUSA, A. C. G. de. O LIVRO DIDÁTICO E A HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 16–27, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/21. Acesso em: 12 nov. 2024.
PEREIRA, A. C. C.; SANTOS, J. N. dos; PINHEIRO, A. C. M. Prática de Laboratório de Matemática: concepções de licenciandos na construção de saberes docentes. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-17, 1 set. 2022.
SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014.
TURRIONI, A. M. S. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.
VICENTINI, P. P; LUGLI, R. G. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca básica da história da educação brasileira).
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 37 PDF downloads: 23