Conhecendo o perfil e as práticas de discentes de uma turma do doutorado da Rede Nordeste de Ensino (Renoen)

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v3.e2024020

Palavras-chave:

doutorado em Ensino, Renoen, práticas pedagógicas

Resumo

Em 2020, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e homologado pelo Ministério da Educação o doutorado acadêmico em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen). O surgimento da Renoen vem oportunizar a formação de novos doutores na região, profissionais que deverão ser capazes de contribuir significativamente com o ensino e a pesquisa em nível regional, nacional e internacional. Este estudo tem como objetivo conhecer o perfil dos doutorandos em Ensino de um dos polos da Renoen. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, que utiliza um questionário semiestruturado aplicado por meio da plataforma Google Forms, complementados com informações obtidas no contato com os discentes via WhatsApp, dados obtidos na plataforma Lattes e na página do programa. Os resultados mostram que 80% dos participantes da pesquisa possuem, no mínimo, dez anos de atividade profissional, 55% são egressos de uma pós-graduação em ensino da mesma instituição e 50% são mulheres. Além disso, as análises dos dois editais anteriores e do questionário aplicado apontam para o fato de que os docentes qualificados em nível de mestrado desejam continuar sua formação, mas encontram obstáculos relacionados à quantidade limitada de vagas, à distância entre as localidades em que atuam e os polos de formação, além da dificuldade ou inviabilidade de afastamento para cursar o doutorado. Em relação às práticas profissionais, os participantes optam pela pluralidade metodológica tanto no ensino quanto na avaliação. No entanto, enfrentam uma série de problemas, entre os quais estão a sobrecarga de trabalho, a baixa carga horária de determinadas disciplinas e regras institucionais rígidas que os impedem de implementar algumas metodologias.

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Biografia do Autor

Antonio Nunes de Oliveira, IFCE/RENOEN-PGECM

É licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2008), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2013), especialista em Ensino de Astronomia pela Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul Virtual/2021) e doutor em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/2023).  Atualmente é servidor do quadro efetivo no IFCE campus Cedro, onde atua como professor na Licenciatura em Física, em cursos Técnicos e desenvolve pesquisas em Ensino de Física (com ênfase em Física Moderna e Contemporânea), em Ensino de Ciências e Matemática. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE, revisor de periódicos nacionais e editor associado do Jornal Mato-Grossense de Física. Atua frequentemente em ações de divulgação e popularização da Ciência.

José Wally Mendonça Menezes, Instituto Federal do Ceará/Rede Nordeste de Ensino

Licenciatura, Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor do Departamento de Telemática e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É pesquisador do laboratório de Fotônica e Electromagnetismo aplicado/IFCE e colaborador do Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais - LOCEM/UFC. Tem experiência na área de Física aplicada a Telecomunicações, Eletromagnetismo, Áreas Clássicas da Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Telecomunicações, Grafeno, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Fotônica, Redes sensores, Comunicação óptica, Telesaúde e Smart City.

Laércio Ferracioli, Universidade Federal do Espírtito Santo

Ph.D. em Educação em Ciências pela Universidade de Londres  (IE-UL). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor adjunto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte.

Referências

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Publicado

2024-06-28

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Como Citar

OLIVEIRA, Antonio Nunes de; MENEZES, José Wally Mendonça; FERRACIOLI, Laércio; PAULINO, Otávio Floriano. Conhecendo o perfil e as práticas de discentes de uma turma do doutorado da Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024020, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024020. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/56. Acesso em: 6 out. 2024.

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