Conhecendo o perfil e as práticas de discentes de uma turma do doutorado da Rede Nordeste de Ensino (Renoen)

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v3.e2024020

Palavras-chave:

doutorado em Ensino, Renoen, práticas pedagógicas

Resumo

Em 2020, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e homologado pelo Ministério da Educação o doutorado acadêmico em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen). O surgimento da Renoen vem oportunizar a formação de novos doutores na região, profissionais que deverão ser capazes de contribuir significativamente com o ensino e a pesquisa em nível regional, nacional e internacional. Este estudo tem como objetivo conhecer o perfil dos doutorandos em Ensino de um dos polos da Renoen. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, que utiliza um questionário semiestruturado aplicado por meio da plataforma Google Forms, complementados com informações obtidas no contato com os discentes via WhatsApp, dados obtidos na plataforma Lattes e na página do programa. Os resultados mostram que 80% dos participantes da pesquisa possuem, no mínimo, dez anos de atividade profissional, 55% são egressos de uma pós-graduação em ensino da mesma instituição e 50% são mulheres. Além disso, as análises dos dois editais anteriores e do questionário aplicado apontam para o fato de que os docentes qualificados em nível de mestrado desejam continuar sua formação, mas encontram obstáculos relacionados à quantidade limitada de vagas, à distância entre as localidades em que atuam e os polos de formação, além da dificuldade ou inviabilidade de afastamento para cursar o doutorado. Em relação às práticas profissionais, os participantes optam pela pluralidade metodológica tanto no ensino quanto na avaliação. No entanto, enfrentam uma série de problemas, entre os quais estão a sobrecarga de trabalho, a baixa carga horária de determinadas disciplinas e regras institucionais rígidas que os impedem de implementar algumas metodologias.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
51
Jun 28 '24Jul 01 '24Jul 04 '24Jul 07 '24Jul 10 '24Jul 13 '24Jul 16 '24Jul 19 '24Jul 22 '24Jul 25 '2412
|
Outros formatos de visualizações
2

Biografia do Autor

Antonio Nunes de Oliveira, IFCE/RENOEN-PGECM

É licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2008), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2013), especialista em Ensino de Astronomia pela Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul Virtual/2021) e doutor em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/2023).  Atualmente é servidor do quadro efetivo no IFCE campus Cedro, onde atua como professor na Licenciatura em Física, em cursos Técnicos e desenvolve pesquisas em Ensino de Física (com ênfase em Física Moderna e Contemporânea), em Ensino de Ciências e Matemática. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE, revisor de periódicos nacionais e editor associado do Jornal Mato-Grossense de Física. Atua frequentemente em ações de divulgação e popularização da Ciência.

José Wally Mendonça Menezes, Instituto Federal do Ceará/Rede Nordeste de Ensino

Licenciatura, Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor do Departamento de Telemática e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É pesquisador do laboratório de Fotônica e Electromagnetismo aplicado/IFCE e colaborador do Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais - LOCEM/UFC. Tem experiência na área de Física aplicada a Telecomunicações, Eletromagnetismo, Áreas Clássicas da Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Telecomunicações, Grafeno, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Fotônica, Redes sensores, Comunicação óptica, Telesaúde e Smart City.

Laércio Ferracioli, Universidade Federal do Espírtito Santo

Ph.D. em Educação em Ciências pela Universidade de Londres  (IE-UL). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor adjunto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.060, de 21 de dezembro de 2020. Reconhece cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), acadêmicos e profissionais, recomendados pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CTCES/CAPES. Brasília, DF: 2022.

CARMONA, A. G. Investigación en didáctica de la Física: tendencias actuales e incidencia en la formación del professorado. Latin-American Journal of Physics Education, v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11441/16336. Acesso em: 3 mar. 2023.

CARVALHO, M. S.; COELI, C. M.; LIMA, L. D. Mulheres no mundo da ciência e da publicação científica. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 3, e00025018, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00025018. Acesso em: 5 mar. 2023.

CODEÇO, C. T.; DIAS, C. M. Mulheres na Ciência. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 10, e00173718. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00173718. Acesso em: 21 fev. 2023.

CUEVAS, Yolman Alexis Vásquez. Revisión de literatura sobre la práctica reflexiva pedagógica del docente, como un camino a la innovación en la apropiación de saberes. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, v. 7, n. 1, p. 1691-1714, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i1.4516. Acesso em: 4 maio 2023.

JIMÉNEZ, Emma; SEGARRA, Del Pilar. La formación de formadores de bachillerato en sus propios centros docentes. Enseñanza de Las Ciencias, v. 19, n. 1, p. 163-170, 2001. Disponível em: https://ensciencias.uab.cat/article/view/v19-n1-jimenez-segarra. Acesso em: 26 jun. 2024.

LABURU, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/PSPp8GDNBD4XwVWnZx3MPqz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 mar. 2023.

MELO, P. A.; MELO, M. B.; NUNES, R. S. A educação a distância como política de expansão e interiorização da educação superior no Brasil. Revista de Ciências da Administração, v. 11, n. 24, maio/ago. 2009, p. 278-304. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p278. Acesso em: 29 abr. 2023.

OLIVEIRA, A. N.; MENEZES, J. W. M. Por que me tornei um físico: análise das motivações para a escolha e permanência na carreira científica a partir de entrevistas conduzidas por ocasião do Dia do Físico (2020). Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 553-564, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.553-564.3166. Acesso em: 18 set. 2023.

REDE NORDESTE DE ENSINO. Edital Geral Renoen 001/2021. Retificado em 03/05/2021. Processo de Seleção ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen) – Turma 2021.2 e Turma 2022.1. Disponível em: https://storage.googleapis.com/production-hostgator-brasil-v1-0-8/808/551808/1Ibh12Li/3bab4f4ad3cf4f6ca2bafeef993deec1?fileName=Edital_01_2021_RENOEN_GERAL_RET_maio.pdf. Acesso em: 2 maio 2023.

SANTOS, M. J.; PRIETO, C.; MERCHÁN, M. D. Innovación en la ensenanza de física y química: aprender haciendo. Innovar, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=765785. Acesso em: 28 mar. 2023.

WARTHA, Edson José. O desafio da construção e consolidação de um programa em rede: o caso da Rede Nordeste de Ensino. Revista Ensino em Debate, v. 1, p. e2023002, 2023. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/6. Acesso em: 26 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Métricas


Visualizações do artigo: 177     PDF downloads: 51 XML downloads: 2

Como Citar

OLIVEIRA, Antonio Nunes de; MENEZES, José Wally Mendonça; FERRACIOLI, Laércio; PAULINO, Otávio Floriano. Conhecendo o perfil e as práticas de discentes de uma turma do doutorado da Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024020, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024020. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/56. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.