Conhecendo o perfil e as práticas de discentes de uma turma do doutorado da Rede Nordeste de Ensino (Renoen)
DOI:
10.21439/2965-6753.v3.e2024020Palavras-chave:
doutorado em Ensino, Renoen, práticas pedagógicasResumo
Em 2020, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e homologado pelo Ministério da Educação o doutorado acadêmico em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen). O surgimento da Renoen vem oportunizar a formação de novos doutores na região, profissionais que deverão ser capazes de contribuir significativamente com o ensino e a pesquisa em nível regional, nacional e internacional. Este estudo tem como objetivo conhecer o perfil dos doutorandos em Ensino de um dos polos da Renoen. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, que utiliza um questionário semiestruturado aplicado por meio da plataforma Google Forms, complementados com informações obtidas no contato com os discentes via WhatsApp, dados obtidos na plataforma Lattes e na página do programa. Os resultados mostram que 80% dos participantes da pesquisa possuem, no mínimo, dez anos de atividade profissional, 55% são egressos de uma pós-graduação em ensino da mesma instituição e 50% são mulheres. Além disso, as análises dos dois editais anteriores e do questionário aplicado apontam para o fato de que os docentes qualificados em nível de mestrado desejam continuar sua formação, mas encontram obstáculos relacionados à quantidade limitada de vagas, à distância entre as localidades em que atuam e os polos de formação, além da dificuldade ou inviabilidade de afastamento para cursar o doutorado. Em relação às práticas profissionais, os participantes optam pela pluralidade metodológica tanto no ensino quanto na avaliação. No entanto, enfrentam uma série de problemas, entre os quais estão a sobrecarga de trabalho, a baixa carga horária de determinadas disciplinas e regras institucionais rígidas que os impedem de implementar algumas metodologias.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.060, de 21 de dezembro de 2020. Reconhece cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), acadêmicos e profissionais, recomendados pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CTCES/CAPES. Brasília, DF: 2022.
CARMONA, A. G. Investigación en didáctica de la Física: tendencias actuales e incidencia en la formación del professorado. Latin-American Journal of Physics Education, v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11441/16336. Acesso em: 3 mar. 2023.
CARVALHO, M. S.; COELI, C. M.; LIMA, L. D. Mulheres no mundo da ciência e da publicação científica. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 3, e00025018, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00025018. Acesso em: 5 mar. 2023.
CODEÇO, C. T.; DIAS, C. M. Mulheres na Ciência. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 10, e00173718. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00173718. Acesso em: 21 fev. 2023.
CUEVAS, Yolman Alexis Vásquez. Revisión de literatura sobre la práctica reflexiva pedagógica del docente, como un camino a la innovación en la apropiación de saberes. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, v. 7, n. 1, p. 1691-1714, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i1.4516. Acesso em: 4 maio 2023.
JIMÉNEZ, Emma; SEGARRA, Del Pilar. La formación de formadores de bachillerato en sus propios centros docentes. Enseñanza de Las Ciencias, v. 19, n. 1, p. 163-170, 2001. Disponível em: https://ensciencias.uab.cat/article/view/v19-n1-jimenez-segarra. Acesso em: 26 jun. 2024.
LABURU, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/PSPp8GDNBD4XwVWnZx3MPqz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 mar. 2023.
MELO, P. A.; MELO, M. B.; NUNES, R. S. A educação a distância como política de expansão e interiorização da educação superior no Brasil. Revista de Ciências da Administração, v. 11, n. 24, maio/ago. 2009, p. 278-304. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p278. Acesso em: 29 abr. 2023.
OLIVEIRA, A. N.; MENEZES, J. W. M. Por que me tornei um físico: análise das motivações para a escolha e permanência na carreira científica a partir de entrevistas conduzidas por ocasião do Dia do Físico (2020). Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 553-564, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.553-564.3166. Acesso em: 18 set. 2023.
REDE NORDESTE DE ENSINO. Edital Geral Renoen 001/2021. Retificado em 03/05/2021. Processo de Seleção ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen) – Turma 2021.2 e Turma 2022.1. Disponível em: https://storage.googleapis.com/production-hostgator-brasil-v1-0-8/808/551808/1Ibh12Li/3bab4f4ad3cf4f6ca2bafeef993deec1?fileName=Edital_01_2021_RENOEN_GERAL_RET_maio.pdf. Acesso em: 2 maio 2023.
SANTOS, M. J.; PRIETO, C.; MERCHÁN, M. D. Innovación en la ensenanza de física y química: aprender haciendo. Innovar, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=765785. Acesso em: 28 mar. 2023.
WARTHA, Edson José. O desafio da construção e consolidação de um programa em rede: o caso da Rede Nordeste de Ensino. Revista Ensino em Debate, v. 1, p. e2023002, 2023. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/6. Acesso em: 26 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 132 PDF downloads: 38