Revista Ensino em Debate (REDE)
A Revista Ensino em Debate (REDE) é uma publicação de fluxo contínuo vinculada ao programa de pós-graduação de Doutorado em Ensino - Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e ao Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE). A Revista tem como objetivo publicar artigos, ensaios, resenhas e outras formas de produção acadêmica sobre temas relacionados ao Ensino, promovendo diálogo com as diversas áreas de conhecimento. Além disso, é dirigida a professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de Ensino e tem como como missão difundir o conhecimento científico e tecnológico, contribuindo para o aprimoramento da formação de professores e o fortalecimento da educação científica e tecnológica no âmbito do Ensino. The Revista Ensino em Debate (REDE) is a continuous-flow publication linked to the postgraduate programs of Doctorate in Teaching - Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) and the Master’s Program in Science and Mathematics Teaching (PGECM/IFCE). The journal publishes articles, essays, reviews, and other forms of academic production on topics related to teaching, fostering dialogue with diverse areas of knowledge. In addition, it targets teachers, researchers, students, and others interested in the field of education. Its mission is to disseminate scientific and technological knowledge, contributing to the enhancement of teacher training and strengthening scientific and technological education within the scope of teaching.
La Revista Ensino em Debate (REDE) es una publicación de flujo continuo vinculada al programa de posgrado de Doctorado en Enseñanza - Red Nordeste de Enseñanza (RENOEN) y al Programa de Maestría en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas (PGECM/IFCE). La revista tiene como objetivo publicar artículos, ensayos, reseñas y otras formas de producción académica sobre temas relacionados con la Enseñanza, promoviendo el diálogo con diversas áreas del conocimiento. Además, está dirigida a profesores, investigadores, estudiantes y otros interesados en el campo de la Enseñanza y tiene como misión difundir el conocimiento científico y tecnológico, contribuyendo al mejoramiento de la formación docente y al fortalecimiento de la educación científica y tecnológica en el ámbito de la Enseñanza.
Edição Atual
v. 5 (2025): (Fluxo contínuo)
Artigos
-
Desafios e obstáculos no ensino de matemática na/pós pandemia: mapeamento de investigações científicas
Visualizações do artigo: 628 PDF downloads: 235 -
Formação Continuada de Professores de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: Caminho para a Transformação ou Repetição de Práticas?
Visualizações do artigo: 69 PDF downloads: 20 -
Diretrizes de Educação Integral em Guanambi-BA: reflexões à luz da abordagem humanista
Visualizações do artigo: 110 PDF downloads: 16 -
Conexões para um Ensino de Ciências Multidisciplinar a partir do Seminal Feito de Eratóstenes
Visualizações do artigo: 207 PDF downloads: 54 -
“Mobile learning” e o ensino de biologia celular: como aplicativos abordam o conceito de célula a luz da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia
Visualizações do artigo: 181 PDF downloads: 68 -
Violência na Escola e Educação em Direitos Humanos: O que revelam as pesquisas brasileiras (2012-2022)?
Visualizações do artigo: 226 PDF downloads: 48 -
Inclusão e Educação Física: a abordagem dos professores nas escolas de Acarape-CE
Visualizações do artigo: 269 PDF downloads: 81 -
O MATERIAL DOURADO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO- MATEMÁTICO
Visualizações do artigo: 131 PDF downloads: 19 -
Tecnologias ambientais na perspectiva da educação STEAM
Visualizações do artigo: 505 PDF downloads: 194 -
A mediação das Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática durante o período pandêmico
Visualizações do artigo: 804 PDF downloads: 0 -
Discutindo a Teoria da Aprendizagem Significativa no contexto da Educação do Campo: uma análise documental
Visualizações do artigo: 354 PDF downloads: 150 -
Explorando a Matriz de Referência do ENEM em Ciências da Natureza (2009-2020): Análises, Interpretações e Impactos Pedagógicos
Visualizações do artigo: 256 PDF downloads: 68 -
A divulgação científica nas redes sociais: um panorama das plataformas e sua relação com os cientistas divulgadores
Visualizações do artigo: 755 PDF downloads: 265 -
Iniciação Científica, Feiras de Ciências e o Letramento Científico
Visualizações do artigo: 282 PDF downloads: 98 -
Integração de tecnologias digitais no ensino de ciências da natureza: uma revisão bibliográfica sobre os desafios e oportunidades na formação de professores
Visualizações do artigo: 1346 PDF downloads: 439 -
A Dinâmica de Grupo, a Metodologia ativa Grupos de Verbalização e Observação e o Método Psicogenético: Algumas Reflexões
Visualizações do artigo: 837 PDF downloads: 238
Ensaios
-
Lendas no ensino de Matemática: uma abordagem a partir da História da Matemática
Visualizações do artigo: 457 PDF downloads: 223















